Barca cômica

Barca cômica

Nahima Maciel
postado em 02/03/2018 00:00
 (foto: Ismael Monticelli/Divulgação-24/2/14)
(foto: Ismael Monticelli/Divulgação-24/2/14)


Com direção dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães, da musicista Cecília Aprigliano e do cantor André Vidal, o espetáculo Barca di Venetia per Padova vai levar o público para uma viagem de descoberta da música do século 16.

A comédia madrigalesca escrita pelo compositor Adriano Banchieri estreia hoje para uma temporada que segue até 18 de março nos teatros Sesc do Gama (2, 3 e 4 de março), de Ceilândia (9, 10 e 11 de março) e de Taguatinga (16, 17 e 18 de março).

No palco, cinco cantores acompanhados de sete instrumentos (cinco violas da gamba, um cravo e uma tiorba) narram a viagem de uma trupe de pessoas de origens diferentes por algumas regiões da Itália. A comédia madrigalesca é cantada em italiano e tem estilo polifônico. Foi um gênero muito popular no século 16 e os irmãos Guimarães trataram de adaptá-la aos dias de hoje.

Como é uma viagem, os diretores sobrepuseram ao espetáculo imagens gravadas da perspectiva de carros, ônibus, aviões e barcos. O primeiro registro parte de Veneza e o último vem de um avião que aterrissa em Brasília. ;Tivemos essa ideia de sobrepor imagens de trânsito. Fizemos uma espécie de direção de arte que conversa com a peça e o movimento se compõe com o estatismo dos músicos;, explica Adriano.

Compositor que viveu na Itália renascentista, Banchieri foi um nome importante do gênero madrigal e compôs muitas peças em estilo polifônico. Barca di Venetia per Padova é uma de suas obras mais importantes. ;E é uma história com vários momentos engraçados;, avisa Cecília Aprigliano.


  • Serviço
    Barca di Venetia per Padova

    Direção: Adriano e Fernando Guimarães e Cecília Aprigliano. Teatro Paulo Gracindo, do Sesc Gama (2, 3 e 4 de março), Teatro Newton Rossi, do Sesc Ceilândia (9, 10 e 11 de março) e Teatro Paulo Autran, do Sesc Taguatinga (16, 17 e 18 de março). Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação