Leonardo Cavalcanti

Leonardo Cavalcanti

por Leonardo Cavalcanti (interino) » leonardocavalcanti.df@dabr.com.br
postado em 30/03/2018 00:00


Amigos de Temer deixam candidatura em xeque

Se parte dos ministros de Michel Temer já duvidava de que o chefe levaria a candidatura até o fim, a Operação Skala deixou essa turma ainda mais convicta sobre a saída do páreo até o início de junho, no máximo. As prisões do advogado José Yunes, do coronel João Batista Lima Filho, do ex-ministro Wagner Rossi e do empresário Antonio Celso Grecco levaram até mesmo os entusiastas da campanha a baixar a bola ao longo do dia, principalmente por causa de eventual terceira denúncia contra o presidente.
; ; ;
Os aliados mais ferrenhos de Temer defendiam a candidatura por dois motivos. Primeiro, por causa do jogo embolado dos candidatos de centro, que anima qualquer político, mesmo aqueles com baixos índices de intenção de votos. Depois, porque a presença do presidente na corrida adiaria o desmanche da base. O Planalto agora tenta evitar o distanciamento de políticos como Geraldo Alckmin (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM).

Nas pistas de corrida
Gonçalo Torrealba, um dos donos do Grupo Libra e que teve a prisão decretada ontem na Operação Skala, é um dos maiores criadores de cavalo de corrida do país. Em novembro de 2016, ele vendeu em leilão todos os animais do Stud TNT e decidiu concentrar os investimentos nos Estados Unidos. Nos EUA, Torrealba comprou, no outono de 2013, a Three Chimneys Farm.

Nas pistas de corrida II
Torrealba é dono do melhor cavalo de corrida dos EUA de 2017: Gun Runner (foto). O animal deixou as pistas em janeiro, ao vencer a prova com a maior dotação do mundo, a Pegasus Cup, em Miami, e virou reprodutor. Em toda a sua campanha, de 12 vitórias em 19 atuações, Gun Runner faturou mais de US$ 15,9 milhões em prêmios.


Ausência de Hartung
Durante a inauguração do novo aeroporto de Vitória, ontem, a comitiva de Temer sentiu falta do governador Paulo Hartung (MDB). O presidente levou a tiracolo os ministros da Fazenda, dos Transportes, da Justiça e da Casa Civil. Como a Operação Skala foi iniciada às 6h e a cerimônia e o evento na capital capixaba só ocorreram às 11h20, Hartung teve tempo de avaliar o desgaste em sair na foto. Preferiu não aparecer.


Barroso X Toffoli
A piada que circulou ontem em Brasília, depois da Operação Skala, da Polícia Federal, era a de que, enquanto o ministro Luís Roberto Barroso manda prender, o colega Dias Toffoli solta. Nos últimos dias, Toffoli mandou para casa os deputados Paulo Maluf e Jorge Picciani, e permitiu que o senador cassado Demóstenes Torres concorresse às eleições de outubro.

Curtidas

Redes sociais / Executivos do Facebook anunciaram, nos EUA, uma estratégia para combater interferência nas eleições de 2018. A rede social estaria tomando providências para impedir que mercenários disseminem fake news e influenciem campanhas. Especialistas, porém, acreditam que a melhor maneira de a empresa reduzir danos é acabar com o anonimato de todos os usuários.

Caso Marielle / Completados 15 dias da execução da vereadora Marielle Franco (PSol), o silêncio sobre as investigações leva pesquisadores em segurança pública e políticos de partidos de esquerda a uma preocupação elementar: com as inevitáveis pressões para a solução do caso, as chances de a polícia se atrapalhar são enormes, o que pode levar a resultados frustrantes ou injustos.

Caso Marielle II / ;Lembre-se do caso de uma delegada do DF que foi atrás de uma vidente. Aquilo era pura pressão sobre a polícia, incapaz de dar respostas;, disse um observador em posto avançado no Rio. Por ora, a pressão ainda é controlada, segundo esse observador. O problema é daqui para frente. O assassinato ocorreu no último dia 14, sem qualquer anúncio por parte da polícia sobre avanço nas investigações.

Caso Marielle III / Com a proximidade dos 30 dias da execução, a cobrança da imprensa, de ONGs e de entidades internacionais aumentará, pois um mês é algo cabalístico para investigadores, afinal, é o prazo inicial de inquéritos e de prisões, por exemplo. Até agora, foram divulgadas apenas imagens de carros que supostamente participaram do crime.

Colaborou Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação