Metrô opera em horário reduzido no Dia do Trabalho

Metrô opera em horário reduzido no Dia do Trabalho

postado em 28/04/2018 00:00
; MARLENE GOMES
ESPECIAL PARA O CORREIO

O 1; de maio é uma data ilustre em quase todo o mundo, em que se comemora o Dia Internacional do Trabalho. Celebrado na próxima terça-feira, é feriado nacional em diversos países, inclusive no Brasil. No Distrito Federal, quem pretende aproveitar a folga para passear pela cidade, ver um bom filme, visitar uma exposição ou até mesmo fazer as compras de supermercado deve ficar de olho nos serviços públicos, que terão horários de funcionamento diferenciados.
Um deles é o metrô. As estações vão receber passageiros apenas das 7h às 19h. Os usuários devem ficar atentos à alteração para não correr o risco de encontrar os portões fechados. A segunda-feira ficou apertada entre o final de semana e o feriado, mas não há previsão de mudanças no funcionamento dos serviços públicos.


O que abre e o que fecha

Veja como funcionarão os serviços públicos e comércio no feriado

; SAÚDE
As emergências hospitalares e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) abrem. Os ambulatórios e os centros de saúde fecham.

; METRÔ
As estações vão receber passageiros apenas das 7h às 19h.

; SEGURANÇA
As delegacias funcionam em regime de plantão. O telefone 197 recebe ligações 24 horas. Na segunda-feira, abrirão normalmente.

; BANCOS
As agências não abrem. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que vencerem em 1; de maio poderão ser pagos no dia útil seguinte, dia 2 (quarta-feira), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

; DETRAN
Os postos de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não funcionam. Os funcionários fazem plantões de fiscalização.
; HEMOCENTRO
A Fundação Hemocentro de Brasília não abre.

; NA HORA
Os postos não abrem. Na segunda-feira, os postos abrem normalmente, das 8h às 18h.


; SECRETARIA DE FAZENDA
As agências e o atendimento do 156, opção 3, não funcionam. O atendimento virtual continua disponível, mas as dúvidas só serão respondidas depois. As segundas vias de pagamento de impostos podem ser emitidas normalmente.

; SUPERMERCADOS
Abrem normalmente.

; SHOPPINGS CENTERS
Os shoppings não abrem. As salas de cinema e as praças de alimentação funcionam normalmente.

; FARMÁCIAS
Somente as farmácias em atendimento de plantão abrem as portas. O consumidor pode consultar a unidade de plantão mais próxima da residência por meio do site do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (www.sincofarmadf.org).

; COMÉRCIO DE RUA
O comércio varejista de rua não abre.

; TURISMO

Catetinho
Abre normalmente, das 9h às 17h. Contato pelo telefone (61) 3338-8803. Endereço: Km 0, BR-040, Gama.

Jardim Botânico
Recebe visitas das 9h às 17h. Nas segundas-feiras, o espaço é fechado. A entrada é de R$ 5. Crianças com até 12 anos, idosos e pessoas com deficiência não pagam. Endereço: Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela QI 23 do Lago Sul.

Jardim Zoológico
O espaço funciona normalmente, das 8h30 às 17h. Nas segundas-feiras, é fechado para manutenção. A entrada inteira custa R$ 10. Até os 5 anos, as crianças entram gratuitamente, assim como as pessoas com deficiência. Endereço: Avenida das Nações, L4 Sul.

Memorial dos Povos Indígenas
Recebe visitas das 10h às 17h. Telefones: (61) 3344-1154 e 3342-1156. Endereço: Eixo Monumental.

Museu Nacional
Funciona normalmente, das 9h às 18h30. Contato: (61) 3325-5220 e 3325-6410. Endereço: Setor Cultural Sul, perto da Rodoviária do Plano Piloto.

Museu Vivo da
Memória Candanga
Abre das 9h às 17h. Dúvidas pelo número (61) 3301-3590. Endereço: Epia Sul, Lote D, Núcleo Bandeirante.

Torre de TV
Às segundas-feiras, a Torre de TV fecha para manutenção. Entretanto, no feriado, o mezanino e o mirante funcionam das 9h às 19h, enquanto a feira de artesanato encerra o serviço uma hora antes. Endereço: Eixo Monumental, s/n, Jardim Burle Marx.
Torre de TV Digital
A visitação está suspensa para manutenção.

Biblioteca Pública de Brasília
Fechada para reforma.

Biblioteca Nacional de Brasília
A biblioteca fecha no feriado, mas funciona normalmente nos demais dias da semana, das 8 às 14h. Endereço: Esplanada dos Ministérios.


; CULTURA

Casa do Cantador
A Casa do Cantador não abre em 1; de maio. Endereço: QNM 32, Área Especial, Ceilândia Sul.

Centro Cultural Três Poderes
Aberto das 9h às 18h. Informações: (61) 3325-6244, 3323-3728 e 3326-7709. Endereço: Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios.

Cine Brasília
Funcionará normalmente. Confira a programação: 3244-1660. Endereço: 106/107 Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação