Chegou a hora do vestibular

Chegou a hora do vestibular

Provas serão aplicadas no fim de semana, com a disputa de 2.015 vagas em cursos de quatro câmpus da Universidade de Brasília. Especialistas recomendam relaxar na véspera. Alunos devem chegar 1h antes do horário de fechamento dos portões

» DEBORAH FORTUNA Especial para o Correio
postado em 01/06/2018 00:00


Ansiedade, medo e tensão. A mistura de sentimentos antes do vestibular afeta qualquer estudante. Às vésperas do certame da Universidade de Brasília (UnB), no fim de semana, a dica dos professores é descansar e não deixar que o nervosismo atrapalhe a prova. Boa noite de sono e tranquilidade podem ser a chave para a aprovação. Apesar da greve dos caminhoneiros, as provas estão confirmadas para nestes sábado e domingo.

Agora, a regra é descansar para enfrentar os dois dias de exames, como aconselha o professor de matemática do Galois Toshio Nakamura. ;Quem faz prova cansado, normalmente não se sai bem. É fundamental esse descanso amanhã (hoje);, afirmou. Outra sugestão é não mudar a rotina, encarando o dia como se ele fosse qualquer outro. ;Eu acredito que, quem tinha de aprender, não vai ser um dia que fará diferença na prova;, explicou Nakamura.

Os macetes dependem de cada estudante. Enquanto alguns se saem melhor escrevendo a redação antes das demais provas, outros preferem deixar para depois. O que importa é fazer o que se sentir mais à vontade. ;Se eu estivesse prestando vestibular agora, procuraria fazer a redação primeiro, porque teria criatividade para escrever com facilidade e mataria esse obstáculo logo;, aconselhou Nakamura.

A redação, no entanto, ainda é a etapa mais temida entre os estudantes. No último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também garante vaga na universidade, o tema foi: ;Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;. No primeiro semestre do ano passado, os alunos escreveram sobre o assunto ;Entre o futuro imaginário e o passado idealizado, o presente;.

O estudante Maurílio Alves, 18 anos, vai tirar a tarde de hoje para relaxar. Como ainda tem aula no cursinho pela manhã, o jovem deve dedicar algumas horas para ler o básico, mas, logo após o almoço, deixará a leitura de lado. ;Vou dormir. Como eu não estava dormindo direito antes, o tempo agora é para descansar, tirar um cochilo. A prova vai ser bem pesada, e a gente precisa estar com a cabeça descansada;, afirmou.

Maurílio começou a estudar em fevereiro. Frequentava as aulas durante o dia, passava as disciplinas à tarde e revisava à noite. Como foi assim a rotina nos últimos meses, ele espera ser recompensado com uma vaga no curso de medicina. ;Há uma semana, eu não estava confiante. A gente sempre tem uma recaída e fica pensando se vai conseguir. Mas eu sou muito religioso, então, sempre procuro orar para Deus colocar a minha cabeça no lugar;, contou. Para ele, o melhor jeito é fazer a prova com tranquilidade. ;Na hora, as informações virão. Ter calma é a primeira coisa, e eu estou supertranquilo;, contou.

Pontualidade

Para quem for fazer a prova, a consulta dos locais está disponíveis no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) ; www.cespe.unb.br/vestibular ; desde 30 de maio. Os treineiros, ou seja, aqueles que farão a prova, mas sem disputar a vaga oficialmente, também devem cumprir todas as instruções.

No total, serão ofertadas 2.105 vagas, distribuídas entre quatro câmpus: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. São 98 cursos de graduação presencial. A concorrência é dividida entre o sistema universal, com 922 vagas; cotas para negros, com 112 oportunidades; e cotas para escolas públicas, com 1.071 cadeiras. Para concorrer a essa última, o candidato deve ter renda familiar bruta igual ou menor do que 1,5 salário mínimo per capita.

O candidato deve estar atento ao horário das provas. Elas começam às 13h, quando serão fechados os portões. O Cespe recomenda que o aluno chegue com uma hora de antecedência. Eles terão 5h para terminar de responder o gabarito. Além do documento de identidade, o candidato deve estar com uma caneta de tinta preta, fabricada em material transparente (veja Programe-se).

Programe-se

Quem prestará as provas do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) deve ficar atento a horários e prazos. Confira:

No dia da prova

; O vestibular da UnB ocorrerá em 2 e 3 de junho

; O horário de fechamento dos portões será, impreterivelmente, às 13h

; O candidato deve chegar ao local com uma hora de antecedência

; O estudante terá 5h para a realização das provas

; Cada prova tem 150 itens

; Só serão permitidas canetas esferográficas de tinta preta fabricadas em material transparente
; Para entrar na sala de prova, será preciso apresentar o documento de identidade original com foto e comprovante de inscrição

; O candidato deve permanecer, obrigatoriamente, no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início das provas

; A saída com o caderno de provas só será permitida 15 minutos antes do término das provas

; No sábado, a prova será de língua portuguesa, literatura, redação, geografia, história, artes, filosofia, sociologia e língua estrangeira (inglês ou espanhol ou francês)

; No domingo, será de física, química e matemática
Os resultados

; Os gabaritos preliminares dos itens tipo A, B e C serão divulgados a partir das 19h de 6 de junho

; Os gabaritos oficiais dos itens tipo A, B e C serão divulgados a partir das 19h de 23 de junho

; O resultado provisório da prova de redação estará no site a partir das 19h de 22 de junho

; A consulta individual de desempenho estará disponível em 3 de julho

; O resultado da primeira chamada ocorre a partir das 17h de 10 de julho

; Os aprovados deverão realizar o registro acadêmico em 11 e 12 de julho. Quem não comparecer perde a vaga, e uma segunda chamada é realizada

Dicas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação