Nos braços de Ceilândia

Nos braços de Ceilândia

Maior colégio eleitoral do DF, a cidade foi o destino escolhido, no sábado, por quatro dos 11 candidatos ao Buriti. Promessas passaram por rede de proteção à mulher, ampliação de hospitais e novas escolas

ALEXANDRE DE PAULA ISA STACCIARINI AUGUSTO FERNANDES Especial para o Correio
postado em 02/09/2018 00:00
 (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press








)
(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press )


Caminhadas, carreatas e reuniões com categorias de profissionais marcaram os compromissos dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) ontem. A maioria aproveitou para sair às ruas, fazer panfletagens e ouvir demandas da população. Ceilândia, maior colégio eleitoral de Brasília, foi, mais uma vez, o destino preferido de postulantes ao Buriti ; quatro dos 11 passaram pela cidade.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato à reeleição, começou a agenda em Ceilândia em um café da manhã com lideranças do Sol Nascente. O socialista lembrou das obras de infraestrutura urbana, como asfaltamento e drenagem pluvial, executadas no atual mandato. Mais tarde, o chefe do Executivo foi até o Núcleo Habitacional Água Quente, onde almoçou. Parte do Recanto das Emas, a região sofre com falta de legalização e de infraestrutura. O governador prometeu resolver os dois problemas e ainda construir uma escola. ;A regularização fundiária é a grande reivindicação da comunidade e faço esse compromisso. Falo com a tranquilidade de quem entregou mais escrituras do que qualquer outro governo;, discursou.


Rogério Rosso (PSD) dedicou toda a manhã a Ceilândia. Ele fez caminhada e seguiu em carreata até o Sol Nascente. O deputado federal licenciado prometeu abrir duas delegacias da mulher. ;Elas serão inauguradas em Planaltina e Ceilândia, duas cidades que registram um aumento forte na violência contra a mulher;, explicou. Rosso também assegurou a ampliação do Hospital Regional de Ceilândia e a criação de policlínicas (instituições com diversos tipos de atendimento em saúde) em todas as cidades. Em reunião com servidores e técnicos de radiologia, no Clube da Saúde, no SIA, Rosso afirmou que transformará Brasília em referência na área.

Eliana Pedrosa (Pros) dedicou o dia para reuniões. Ela encontrou-se com aliados e servidores. Em seminário do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde), propôs a criação de um hospital voltado apenas para os funcionários públicos. ;Primeiro, temos de garantir o atendimento para toda a população, mas, depois, vale a pena atender a essa reivindicação muito justa dos servidores;, argumentou Pedrosa.


Alberto Fraga (DEM) esteve à tarde no lançamento da candidata a deputada distrital Roberta Viana (PR) no Guará. Ele fez discurso voltado à segurança pública e à participação das mulheres na política. ;Elas são o caminho para resolver e diminuir os índices de corrupção, porque são difíceis de corromper;, ressaltou. Ele criticou concorrentes que garantem aumento salarial para todos os servidores públicos. ;Isso é uma irresponsabilidade diante do grau de endividamento do governo, mas garanto que a terceira parcela, a que o GDF deve aos servidores, eu vou pagar;, declarou.

O candidato do MDB, Ibaneis Rocha, também peregrinou por Ceilândia ontem. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF passou pela Feira do Produtor e fez diversas reuniões com lideranças locais. Ele conversou com moradores, ouviu críticas e apresentou propostas para a localidade. Com discurso voltado para o social, defendeu o retorno de programas como o Pão e Leite. Encerrada em 2011, a iniciativa do GDF comprava alimentos de produtores e distribuía para famílias carentes. ;Isso é muito importante para a população por ser, muitas vezes, a primeira refeição do dia, além de gerar emprego, porque aumenta a renda dos produtores e das padarias;, justificou.


Carreatas
Alexandre Guerra (Novo) apostou em uma carreata para atrair eleitores. Seguido por cerca de 100 veículos, ele percorreu o Pistão Sul e o Pistão Norte, em Taguatinga. De cima de um caminhão de som, acenou para pedestres e garantiu ;fazer uma política decente; caso seja eleito. Também com uma carreata, o general Paulo Chagas foi de Águas Claras ao Sol Nascente, em Ceilândia. No percurso, ele se apresentou aos moradores e anunciou que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) estará na cidade na próxima quarta-feira.

Entre os compromissos do dia, a professora Fátima Souza (PSol) compareceu ao lançamento de uma plataforma feminista que destaca políticas públicas para garantia de direitos, proteção e empoderamento das mulheres. Ela ressaltou que todas as propostas estão de acordo com o plano de governo do partido ;em que as mulheres têm lugar central, como protagonistas.;

Renan Rosa (PCO) participou da etapa regional do Plano do Congresso do Povo na Central Única dos Trabalhadores de Brasília (CUT-DF) e de palestra no acampamento Che Guevara (BR-060). Guillen (PSTU) também esteve no seminário do SindSaúde e no lançamento da plataforma feminista. O petista Júlio Miragaya cumpriu compromissos em São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação