Três perguntas/Zé Mulato

Três perguntas/Zé Mulato

postado em 02/09/2018 00:00
Como você define a música caipira de raiz?
A gente prefere que seja chamada de caipira justamente pra não se misturar, porque é uma música que a gente respeita, gosta e, modéstia à parte, faz com uma certa desenvoltura. Então, o nome que colocaram nessa outra coisa que chamam de sertanejo não tem explicação nem na gramática, porque nada é sertanejo sem derivar de sertão. Até no português está errado isso aí. Se você perguntar pra eles se uma vaca dá leite pra trás ou pra frente eles nem sabem. O nome sertanejo é muito pesado pra eles. E a música realmente sertaneja, que a gente chama de caipira pra não ter mistura, é uma música que preza a história, a moral e, principalmente, a poesia. Nossas melodias são, normalmente, o mais original possível, porque temos muito a ver com os passarinhos, cantamos mais por paixão do que por visão monetária.

Houve, de uns anos para cá, um renascimento da música caipira? Por quê?
O que é realmente raiz, alicerce, base, não cai. Pode cair a parede, a aderência pode cair, mas o que é alicerce firme não cai. Então, mesmo o povo que tentou se chamar de moderno tá sendo obrigado a recorrer à música de raiz pra fazer alguma coisa que seja chamada de qualidade. Temos muto jovem bom de instrumento, estamos em falta é de criadores. Compositores que façam algo inovador na música caipira. Isso tá um pouco em falta.

Música caipira de raiz tem espaço no DF?
A primeira música que chegou aqui foi justamente a caipira. Assentou sua base, seu alicerce aqui. E tudo que veio depois foi uma tentativa de parecer com o que disseram que era bom. Apesar de o espaço ser bem menor, porque o descartável é muito mais fácil de apresentar, assim como também soma mais forte, a música caipira aqui é muito firme. Essa música tem sido base pra muita coisa e nós levamos o nome de Brasília e do DF pra todo canto que a gente vai.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação