Uma longa carreira na advocacia

Uma longa carreira na advocacia

postado em 14/09/2018 00:00


Graduado em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que integra a Universidade de São Paulo (USP), Toffoli tem uma longa carreira na advocacia e no Poder Legislativo. Em 2010, ele foi presidente de uma comissão de juristas escolhidos pelo presidente do Senado para elaborar o anteprojeto do Código Eleitoral. O magistrado atuou como advogado em São Paulo entre 1991 e 1995.

A relação dele com o PT é antiga e foi bastante sólida antes de seu ingresso no Supremo. No Poder Executivo, ocupou o cargo de advogado-geral da União durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1998, 2002 e 2006, foi advogado da legenda nas campanhas eleitorais do petista. Ele ocupou ainda a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, de 2003 a 2005, na gestão do então ministro José Dirceu.

Entre os colegas, advogados e juristas, é visto como tendo um perfil conciliador e como exímio conhecedor do funcionamento da administração federal, devido à atuação em diferentes órgãos. Prestou concurso para juiz de primeira instância em São Paulo em 1994 e 1995, sendo reprovado em ambas as tentativas. Na busca para evitar guerras abertas de ministros no plenário, deve fazer reuniões prévias sobre as pautas para tentar impedir surpresas durante os julgamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação