Início das plantações

Início das plantações

postado em 26/09/2018 00:00
Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, pode colocar a Mata Atlântica no mapa do início do cultivo de plantas nas Américas. Ao analisar dentes e outros ossos encontrados no sul do Brasil, a equipe concluiu que seres humanos podem ter cultivado plantas em uma estreita faixa costeira do país há 4.800 anos.

;A costa da Mata Atlântica tem sido em grande parte periférica nessa narrativa, apesar de sua biodiversidade única de plantas e registro arqueológico de ocupação humana densa. Nosso estudo desafia essa visão tradicional;, diz André Colonese, autor sênior do trabalho, divulgado no Royal Society Open Science.

A equipe detectou indícios de alto consumo de alimentos ricos em carboidratos, o que, de acordo com Colonese, sugere que populações permanentes subsistiam de uma economia mista e, possivelmente, de plantações de inhame e batata-doce. Outras evidências ajudaram na conclusão: como ferramentas de pedra para processamento de plantas e restos de plantas aprisionadas no tártaro dos dentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação