Ceilândia em cena

Ceilândia em cena

Novos expoentes da música baiana se juntam a talentos locais para apresentar o festival 6º Elemento em Movimento

Robson G. Rodrigues*
postado em 18/10/2018 00:00
 (foto: Baco/Divulgação)
(foto: Baco/Divulgação)

Pela sexta edição, o festival Elemento em Movimento é vitrine para um leque de expressões da cultura urbana e tem Ceilândia como palco. O evento realça a rica cultura da região reunindo na programação atrações locais e nomes de reconhecimento nacional. São 40 shows nos dois dias musicais que divididos entre o palco principal e a Tenda em Movimento.

Com o mote O que vem de nós, a edição tem entre os destaque Baco Exu do Blues, Àtt;;xxá, Ponto de Equilíbrio e Tássia Reis. O grupo engrossa a lista de nomes ilustres que subiram ao palco do festival nos últimos anos, como Emicida, Rincon Sapiência, Detonautas, Flora Matos e Tribo da Periferia.

Na Tenda em Movimento haverá discotecagem, batalhas de MC;s e apresentação do grupo Capivara Jazz Band, que dá roupagem jazzística a canções pop. Entra para agenda do festival pelo segundo ano o seminário Diálogos em Movimento que desde ontem debate temas relacionados ao cotidiano da periferia. A programação formativa pode ser conferida em https:/goo.gl/8hKfhk. O evento é produzido em parceria com o programa Jovem de Expressão.

Som da Bahia

Voltam a dividir palco no DF expoentes da nova música da Bahia: o rap de Baco Exu do Blues e o pagode baiano com batidas eletrônicas de Àtt;;xxá estiveram juntos na programação do Sai da Rede, festival que ocorreu em julho no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Desta vez, os artistas se reúnem na periferia e fecham o primeiro dia de shows do evento.

Com o hit Te amo disgraça, Baco Exu do Blues fez fama e conquistou o prêmio de canção do ano concedido por júri especializado do Prêmio Multishow. Pela mesma premiação, foi considerado artista revelação do ano. Ele volta a Brasília pela terceira vez neste ano. Além do CCBB, apresentou-se no Isso Aqui é DF, em Taguatinga.

;Tenho um grande público nas periferias e, muitas vezes, ele não consegue ir aos shows em razão dos locais onde os shows ocorrem. Então, ter um rolê na quebrada facilita muito, tanto para o deslocamento dessas pessoas quanto para a gente se sentir bem;, diz o rapper.

;A música da Bahia sempre foi inspiradora, é, e sempre será;, comenta Raoni, vocalista do Àtt;;xxá. Em shows do grupo, o excesso diverte: a explosão de ritmos, referências e projeções visuais emitidas do palco fazem da apresentação uma aventura de tirar fôlego. ;O áudio está sempre com o visual nos nossos shows. Queremos surpreender mesmo. As pessoas falam do som maneiro, mas toda a parte visual intensifica o espetáculo;, observa o músico.

* Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco



6; Festival Elemento em Movimento
Amanhã, a partir das 13h, e domingo, a partir das 12h na Praça do Trabalhador (St. M QNM 13, Ceilândia). Entrada franca. Classificação indicativa livre



Programação

20 DE OUTUBRO

PALCO ELEMENTO EM MOVIMENTO
; Sobreviventes de Rua (DF)
; Alto Kalibre (DF)
; Crônica Mendes (SP)
; Lídia Dallet (DF)
; Thabata Lorena (DF)
; Pé de Cerrado (DF)
; Heitor Valente (DF)
; DJ Savana (DF)
; Bivolt (SP)
; ÀTT;;XXÁ (BA)
; Baco Exu do Blues (BA)


TENDA EM MOVIMENTO
; DJ s? Jovem de Expressão - Yanka e Moisés
; Capivara Brass Band
; Nauí
; Batalha de MC;S
; Marmitos
; DJs: RCD / Tydoz / PH Jay / Soulto / Beetles / Dog Daia
; DJ Kashu
; Na Batida do Morro


21 DE OUTUBRO
PALCO ELEMENTO EM MOVIMENTO
; Cosmologia Preta (DF)
; Banda Zoka (DF)
; Donas da Rima (DF)
; Saphira (DF)
; Rebeca Realleza (DF)
; Viela 17 (DF)
; Tássia Reis (SP)
; Câmbio Negro (DF)
; Ponto de Equilíbrio (RJ)
TENDA EM MOVIMENTO
; Batalha de Break - Project Sagaz
; DJ s? Jovem de Expressão - Theus e Pedro França
; Meia Um Rap
; Dj Ketlen
; MC Nenzin
; Movni
; DJ Palito
; Erick Jay
; DJ Itin do Brasil + Bonde do Quadradinho



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação