Guardião de JK

Guardião de JK

postado em 21/10/2018 00:00
;Brasília, antes de realizar-se como cidade foi desejo, expectativa e polêmica.
Construída, Brasília transformou-se em ponto de equilíbrio dos pratos da balança.
Colocada no centro, aproximou o mar do sertão e permitiu que o sertão também
assistisse ao espetáculo do mar.;

Affonso Heliodoro dos Santos


Juscelino Kubitschek, ao se lançar à Presidência da República, em 1955, preparou 30 metas para seu governo. Somou-se às 30 metas uma outra chamada de meta-síntese: a construção de Brasília. Depois de eleito e empossado em 31 de janeiro de 1956, todas as 31 metas tinham um guardião meticuloso, detalhista e metódico: coronel Affonso Heliodoro dos Santos. Na manhã deste sábado, o coronel Affonso, aos 102 anos, se despediu, deixando o legado do dever cumprido. Nesta manhã de domingo, seu corpo será velado e cremado em Belo Horizonte.

Ao homenagear a vida e a obra de Affonso Heliodoro ; um brasiliense emérito, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, um dos fundadores do Memorial JK, advogado e escritor ;, vale lembrar que o coronel foi o testemunho mais vivo, íntimo e longevo do ex-presidente JK. O coronel Heliodoro acendia e apagava as luzes de seis palácios quando seu inquilino era Juscelino Kubitschek: o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte; o Palácio do Catete e o Palácio das Laranjeiras, no Rio; e os palácios de Táboas (Catetinho), do Planalto e da Alvorada, em Brasília.

Para Juscelino cumprir todas as suas promessas de campanha e entregar ao povo brasileiro as 31 metas propostas por ele, havia um mineiro de Diamantina e aluno da mestra Júlia Kubitschek, mãe do presidente, nesse caminho: justamente o coronel Affonso Heliodoro dos Santos, o guardião das metas de JK. E, diga-se de passagem, todas as 31 metas foram cumpridas durante seu mandato presidencial. Autor de oito livros publicados, o coronel Affonso foi garantia de cultura, exemplo de servidor público e de dedicação total à pátria.

Por Silvestre Gorgulho, jornalista e ex-Secretário da Cultura do Distrito Federal



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação