Datafolha: Ibaneis, 70%; Rollemberg, 30%

Datafolha: Ibaneis, 70%; Rollemberg, 30%

Levantamentos de ontem colocam o concorrente ao Buriti pelo MDB com maior chance de vitória. Em uma das pesquisas, o governador registrou crescimento de 4 pontos percentuais

» ANA VIRIATO
postado em 28/10/2018 00:00
Pesquisas de intenção de votos encomendadas pela TV Globo e divulgadas ontem indicam Ibaneis Rocha (MDB) como o favorito na disputa pelo Palácio do Buriti. Levantamento do Datafolha mostra que o emedebista lidera a corrida eleitoral com 70% dos votos válidos. Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem a preferência de 30% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Na sondagem anterior, apurada entre 24 e 25 de outubro, o advogado aparecia com 74%, e Rollemberg, com 26%.

O Datafolha ouviu 2.070 eleitores, entre ontem e hoje, para realizar a amostra. O nível de confiança do levantamento é de 95%. Para calcular os votos válidos, a amostra exclui votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A Justiça Eleitoral adota o modelo para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer o pleito no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos, mais um.

A sondagem do Ibope revela um cenário mais estável. De acordo com o instituto, Ibaneis tem 75% dos votos válidos, e Rollemberg, 25%. As outras duas pesquisas realizadas no segundo turno indicaram os mesmos resultados. Para realizar o levantamento, foram ouvidas 2.002 pessoas, entre ontem e hoje, para realizar a amostra. O nível de confiança também é de 95%, e a margem de erro, de dois pontos percentuais.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação