PT elege a única governadora do país

PT elege a única governadora do país

ANDRESSA PAULINO*
postado em 29/10/2018 00:00
 (foto: Fátima Bezerra/Twitter)
(foto: Fátima Bezerra/Twitter)
Com o atual governador, Robinson Faria (PSD), fora do segundo turno, o Rio Grande do Norte elegeu ontem a única governadora do país. Por 57,60% a 42,40% dos votos válidos, a senadora Fátima Bezerra (PT) conquistou o pleito estadual e mudou o quadro de coligações políticas que, há décadas, dominam o estado.

Fátima enfrentou o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que tinha como aliados os clãs Alves e Maia. Com a derrota dos senadores Garibaldi Alves (MDB) e Agripino Maia (DEM) na disputa por vagas no Senado e na Câmara, as famílias que dominam a política no estado há 60 anos apostavam as fichas no ex-prefeito, que declarou apoio ao presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A senadora chegou à reta final com favoritismo, principalmente no interior do estado, e terá a segurança pública como um dos principais desafios. O estado viveu dias sombrios no ano passado, quando uma rebelião no presídio de Alcaçuz, na região metropolitana, deixou 26 pessoas mortas. Na campanha, a petista propôs valorizar os policiais, realizar concursos para a área e equipar os agentes de segurança. Também prometeu criar mais vagas em creches e fazer parcerias para ampliar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para micro e pequenas empresas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação