Curiosidade

Curiosidade

postado em 29/10/2018 00:00
Confira curiosidades sobre um dos ritmos mais influentes da história da música mundial, o jazz:

O jazz surgiu em Nova Orleans nos Estados Unidos entre o fim do século 19 e o início do século 20. O ritmo se origina da música afro-americana e tem tradições religiosas africanas em sua raiz. Os negros americanos incorporaram melodias européias e acrescentou seus próprios ritmos.

O termo que dá nome ao estilo de música já era usada como gíria entre os americanos antes mesmo do surgimento do gênero musical. Passaria a designar o ritmo a partir dos anos 1920.

No começo, poucos jazzmen eram educados musicalmente. A maioria deles era pobre demais para custear lições. Tornavam-se, portanto, autodidatas. Tocavam de ouvido. Com o tempo, esse tipo de música se tornou mais avançado, complexo. Apesar disso, por muito tempo o jazz foi considerado algo menor, sem valor, principalmente por amantes de música clássica. Depois, o jazz passaria a fazer parte da cultura das elites dos EUA e a influenciar suas músicas e, daí em diante, alcançar patamares internacionais.

O jazz tem entre as músicas mais consagradas, chamadas standards, Take five, de Dave Brubeck; So what, de Miles Davis; My favorite things, de John Coltrane; Sing sing sing, de Benny Goodman; Strange fruit, de Billie Holiday; What a wonderful world, de Louis Armstrong, Cantaloupe island, de Herbie Hancock

No Brasil, o jazz, muito influenciado pela bossa-nova, tem entre os expoentes Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Azymuth, Banda Black Rio, Zimbo Trio e Ed Motta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação