Tubo de ensaio - Fatos científicos da semana

Tubo de ensaio - Fatos científicos da semana

postado em 01/12/2018 00:00
 (foto: Patrik Stollarz/AFP - 29/12/14 )
(foto: Patrik Stollarz/AFP - 29/12/14 )
; Segunda-feira, 26
Jejum funciona como outras dietas
O jejum intermitente ajuda a perder peso e promover a saúde tanto quanto dietas convencionais de restrição de caloria, mostra a maior investigação conduzida até hoje sobre o tema. Cientistas do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer acompanharam 150 participantes com excesso de peso e obesos durante um ano. Os voluntários foram divididos em três grupos: um seguiu dieta convencional de restrição (20% a menos na ingestão diária de calorias), outro fez jejum intermitente com a mesma redução de caloria e o terceiro recebeu a orientação para fazer uma alimentação balanceada, sem um plano de dieta específico. A equipe concluiu que as melhorias no estado de saúde foram as mesmas nos dois métodos dietéticos.



; Terça-feira, 27
Mais distantes da meta climática
O mundo distancia-se cada vez mais do objetivo de controlar o aquecimento global. A diferença entre o nível atual de emissões de gases de efeitos estufa e o necessário nunca esteve tão grande, alertou, em relatório anual, a Organização das Nações Unidas (ONU). Para manter o aumento do termômetro abaixo dos 2;C, os estados terão de triplicar até 2030 o nível global do seu compromisso, em comparação com as promessas feitas em 2015 na conferência sobre o clima em Paris (COP21). Para não exceder mais 1,5;C, terão que multiplicar por cinco, segundo o documento. Em 2017, as emissões de gases do efeito estufa voltaram a aumentar após três anos de relativa estabilidade. A previsão é de que neste ano o fenômeno se repita.



; Quarta-feira, 28
Encontradas oito múmias em pirâmide
Oito sarcófagos, cada um com uma múmia, foram encontrados em uma pirâmide da necrópole de Dahshur, ao sul do Cairo, anunciou o Ministério de Antiguidades do Egito. As escavações começaram em agosto, e as sepulturas datam do Período Tardio ; entre 700 e 300 antes de Cristo. ;As múmias estão recobertas por uma camada de cartonagem pintado em forma humana. Três delas se encontram em bom estado de conservação;, detalhou o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri. A cartonagem é um material usado no rito funerário do Egito Antigo para cobrir as múmias. O ministério planeja expôr a múmias nos futuros museus de Hurgada e Sharm el Sheikh, duas localidades turísticas às margens do mar Vermelho, no leste do país.


; Quinta-feira, 29
Apneia é pior para mulheres
A apneia obstrutiva do sono (AOS) e o ronco podem levar a um comprometimento mais precoce da função cardíaca em mulheres do que em homens, segundo estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte. Foram analisados dados de 4.877 pessoas submetidas à ressonância magnética cardíaca e alocadas em três grupos de estudo: com AOS, que relatavam roncar enquanto dormiam e sem nenhum dos dois problemas. ;Descobrimos que os parâmetros cardíacos nas mulheres parecem ser mais facilmente afetados pela AOS e que as mulheres que roncam ou têm AOS podem estar em maior risco de envolvimento cardíaco;, diz Adrian Curta, radiologista residente no Hospital Universitário de Munique e autor do estudo. A equipe identificou ainda que, independentemente do sexo dos participantes, aqueles com apneia tinham as paredes da câmara de bombeamento principal do coração aumentadas, o que leva o coração a trabalhar mais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação