Procura-se o melhor gabinete

Procura-se o melhor gabinete

postado em 09/12/2018 00:00
 (foto: Bernardo Bittar/CB/D.A Press)
(foto: Bernardo Bittar/CB/D.A Press)

Passadas as eleições, muitos parlamentares têm se preocupado em procurar os melhores gabinetes e apartamentos funcionais para de instalar pelos próximos anos. No Senado, onde o mandato dura quase uma década, uma das salas mais cobiçadas é a de número 51, na Ala Tancredo Neves, ocupada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que não se reelegeu. O espaço é resultado da união de dois ambientes. Arejado, tem até jardim de inverno. Na Câmara dos Deputados, não é o conforto que faz com que a sala 482 do Anexo III chame a atenção dos novatos. Ela ;pertence; ao deputado e presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Apertadinho, o local vale mais pela história que pela estrutura de fato.

É meu, é seu
Flexa Ribeiro ;prometeu; a sala a Antonio Anastasia (PSDB-MG), uma gentileza entre tucanos de alta plumagem. Quando o assunto começou a rodar pelo Senado, o presidente da casa legislativa, Eunício Oliveira (MDB-CE), tratou de comunicar aos envolvidos que a decisão passaria por ele. Apesar de não ter um critério rigoroso de distribuição, tradicionalmente, a escolha dos gabinetes passa pelo crivo da Presidência. Mas como Eunício não se reelegeu...


Queridinho
O médio desempenho de Alexandre Guerra (Novo-DF) nas urnas não afetou o relacionamento dele em rodas sociais. O herdeiro da rede Giraffas deu as caras em uma ilha de luxo na Bahia, onde estava reunida a nata do empresariado. Assim que chegou ao evento da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Guerra foi cercado por admiradores. Elogiado pelos demais executivos, ele comentou sobre a investida política na capital do país. Apesar de ter ficado em quinto lugar na disputa pelo Palácio do Buriti, o ex-candidato é um perspicaz ;fazedor de negócios;.


Jungmann e a saudade
Prestes a ser exonerado, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, antecipou o saudosismo. Disse aos amigos que sairá sem realizar ;muitos projetos; que tinha sonhado em implementar, principalmente no combate a facções criminosas e em novas medidas no sistema prisional. Apesar da vontade de permanecer na Esplanada dos Ministérios, Jungmann não foi convidado pelo novo governo. Ainda assim, suas ideias foram aprovadas pelo próximo presidente e pela equipe de transição, e algumas poderão ser colocadas em prática a partir de janeiro.

Répondez S;il Vous Pla;t
O convite enviado às autoridades para a cerimônia de posse do presidente eleito surpreendeu pela simplicidade. Os tradicionais grandes cartões em tamanho A4 usado pela Presidência da República foram substituídos por versão menor e com indicações exatas dos familiares convidados a participar. Para impedir a entrada de penetras, vem com entradas individuais grafadas com código de barras. Ao ser validado na entrada, o convite, pessoal e intransferível, é checado pelo cerimonial. Como sempre, segurança em primeiro lugar.

Oi e tchau
Ao visitar amigos, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, deu de cara com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no pilotis do prédio onde vive o parlamentar, na 309 Sul. Olhares se cruzaram no momento em que Randolfe falava com jornalistas sobre o auxílio-mudança, uma ótima desculpa para não haver cumprimentos efusivos entre eles. O clima entre o senador e o ministro não é dos melhores. Por duas vezes, Randolfe ajuizou ação popular contra Moreira na Justiça Federal do Amapá pedindo a suspensão de seu exercício.


Falando em auxílio...
O senador eleito Major Olimpio (PSL/SP) protocolou na Câmara dos Deputados e no Senado dois ofícios recusando qualquer tipo de auxílio destinado aos parlamentares para compensar as despesas com mudança e transporte. No documento, ele rejeita o recebimento dos dois subsídios referentes ao fim do mandato como deputado federal e ao ingresso no cargo de senador. Só no Senado, o valor chega a R$ 70 mil ; repassado a título de ;auxílio-mudança;, previsto em uma regra aprovada em 2014. Ao formalizar a rejeição aos benefícios, Major Olimpio disse que ninguém deveria receber. ;Isso é uma vergonha.;

Sem flashes
Mesmo casada com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que adora um holofote, Denise Veberling tenta manter a discrição. Servidora comissionada do Senado, a triatleta se desdobra para conciliar as atividades com a pesada rotina de treinos e (claro) com a vida conjugal. Costumava dividir as experiências fitness com os seguidores nas redes sociais. Afinal, sempre que compete, Denise fica entre os primeiros. Parou de publicar e restringiu o acesso à conta pessoal. Poxa...

Segredinhos...

Coisa nossa
Mais de 30 músicos estiveram no palco com a britânica Sarah Brightman, que fez show em Brasília. O detalhe é que todos eram da cidade. Foram recrutados pelo maestro Adriano Machado, da Orquestra Sinfônica Villa Lobos.

No vermelho
Um em cada três municípios brasileiros não consegue gerar receita suficiente para sequer pagar o salário de prefeitos, vereadores e secretários. O levantamento é da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan).


Ah, o amor...
Carolina Aspesi e Luiz Felipe Guerra disseram ;sim; no pomposo hotel Fasano Las Piedras, no Uruguai. O poderoso casamento reuniu juízes, advogados e socialites da cidade em viagem para o casório. Felicidades ao casal!


É pique, é pique
O aniversário de Narciza Leão, na foto ao lado das irmãs Vivianne (E) e Valéria (D), movimentou a cervejaria Criolina, no SOF Sul. Bem diferente dos eventos black-tie oferecidos pela família, uma das mais festeiras da cidade.


Diplomacia
O deputado federal Daniel Vilela (MDB-GO) esteve em reunião da Assembleia Geral da ONU observando discussões sobre a Palestina. A função é inerente à Presidência da Comissão de Constituição e Justiça da casa legislativa.

Ops!
O gabinete do ministro Breno Martins, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), publicou decisão ;copiada; com marcações que deveriam ter sido retiradas. À coluna, o tribunal respondeu que se trata de ;erro na utilização do sistema; e que o documento foi substituído pela versão correta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação