Lazer divertido e inteligente

Lazer divertido e inteligente

Eventos no Planetário e no CCBB são oportunidade para os pais aproveitarem o tempo livre dos filhos neste início de ano. Oficinas de filme, música e pintura estão entre as atrações disponíveis para a criançada antes do retorno às aulas

» AUGUSTO FERNANDES » CÉZAR FEITOZA Especiais para o CORREIO
postado em 14/01/2019 00:00
 (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Enquanto as aulas não voltam, pais e mães podem curtir as férias dos filhos de uma maneira diferente em Brasília. Em vez de levar os pequenos a parques ou matriculá-los em colônias de férias, eles podem aproveitar a programação de espaços educativos e culturais da cidade para fazer valer o tempo livre das crianças, como o Planetário e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Foi assim que fez a família dos ortodontistas Patrícia Teixeira e Sérgio Teixeira, ambos de 39 anos. Ontem, eles levaram os filhos, Guilherme e Isabela Ribeiro, 5 e 2 anos, para conhecer o Planetário. Lá, as crianças puderam tirar fotos com maquetes de dinossauros e conferir uma exposição sobre a teoria da evolução. ;Foi uma surpresa ver uma exposição tão bacana. As crianças adoraram. Quando eles crescerem, vai ser muito bom ver as fotos e se lembrarem desses momentos em família;, comentou Patrícia

Até o fim do mês, além da exposição, o espaço contará com uma mostra de oito curtas-metragens de caráter educativo, que tratam sobre astronomia de forma lúdica e didática. A duração dos filmes varia entre 20 e 60 minutos e eles são exibidos em uma sala de cinema 3D, com capacidade para 80 pessoas. As atrações do Planetário são gratuitas.

Namorados, o analista de sistemas Jeferson Moreira, 25, e a estudante Helouise Batista, 26, assistiram a uma das produções, intitulada Origens da Vida, que ensina sobre a teoria da evolução do mundo com início no Big Bang e a criação do sistema solar. Ao lado deles, estava o afilhado Heitor Batista, 10, que ficou maravilhado com a história. ;Eu gostei muito. Já aprendi sobre isso na escola, mas aqui foi mais legal;, garantiu.

Para Jeferson, o Planetário é uma ótima opção para férias em família. ;Tanto as crianças quanto os adultos podem aproveitar. Achei interessante a maneira lúdica com a qual eles passam as informações ao público. Além disso, os funcionários são acolhedores e o ambiente é agradável. Com certeza, é uma diversão que vale a pena;, afirmou.

Opções
Instituição cultural mais popular de Brasília, o CCBB disponibilizará até 31 de janeiro três opções de entretenimento para o público infantil: o CCBB Educativo, o Férias no CCBB e a Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças. Algumas das atrações são oficinas de pintura em tela, aulas de dança e apresentações de bandas musicais. As crianças também poderão assistir a 13 longas-metragens e quatro programas de curtas e médias-metragens que resgatam clássicos da cinematografia brasileira e apresenta novidades do cinema infantojuvenil nacional.

O espaço amplo do CCBB também é ótimo para um piquenique e para as crianças brincarem de correr ou jogar bola. Ontem, o espaço ficou lotado. Entre os visitantes, estavam a fotógrafa Raquel Menezes, 35, e o empresário Henrique Oliveira, 39. Eles aproveitaram o domingo para comemorar o aniversário de dois dos seus filhos: João Francisco e Marina, que fizeram, respectivamente, 8 e 2 anos. ;As crianças adoram esse espaço, então, não poderíamos passar o aniversário delas em outro lugar;, explicou Henrique.

Segundo o casal, sempre nos fins de semana eles estão em um lugar diferente de Brasília com os filhos. ;Moro aqui há 20 anos e acho ótimo o fato de muitos pais e mães saírem de casa com os seus filhos para curtirem as atrações que a cidade oferece. Acredito que não há nenhuma outra capital do país que se compare a Brasília nesse sentido. Aqui, as opções de lazer para as famílias são bastante variadas e o público sabe aproveitar os espaços da cidade;, destacou.

Sabendo do interesse dos pais em levar os filhos a locais diferentes durante as férias, Raquel criou um blog chamado Brasília com Crianças para disponibilizar as programações infantis da capital federal em um único lugar. No site, ela também escreve sobre as experiências nos locais, contando se atendeu às expectativas ou não. ;Há essa necessidade dos pais de levarem os filhos para curtir uma manhã no parque, uma noite no cinema. Então, o blog tem muita demanda, porque as famílias procuram o para saber o que fazer com os meninos;, avaliou.


Programação

Confira as agendas do Planetário e do CCBB para este janeiro

Planetário ; programação até 31/1

; Terças, quintas e sábados

9h30 ; Kaluoka;Hina
11h ; Origens da Vida
14h30 ; Da Terra ao Universo
16h ; O Segredo do Foguete de Papelão
17h30 ; Dois Pedacinhos de Vidro
19h ; Arqueoastronomia Maia

; Quartas, sextas e domingo

9h30 ; Kaluoka;Hina
11h ; Origens da Vida
14h30 ; Fronteiras
16h ; O Segredo do Foguete de Papelão
17h30 ; Reino de Luz
19h ; Arqueoastronomia Maia

As atrações do CCBB estão disponíveis no site da instituição: http:/culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal/



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação