Quatro perguntas / Flávio Calazans*, pesquisador

Quatro perguntas / Flávio Calazans*, pesquisador

postado em 13/03/2019 00:00
 (foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)


No Brasil, aplicações subliminares podem ser enquadradas como crime?
Há casos de subliminares verdadeiros que resultaram até em processo. Em novembro de 2002, a MTV foi processada. Um juiz da 12; Vara Cível de São Paulo concedeu liminar a pedido do Ministério Público. Promotores, que atuam em defesa dos consumidores e da infância e adolescência, ingressaram com ação civil pública contra a MTV Brasil. De acordo com o MP, uma vinheta (retirada do ar) ;no plano consciente veicula imagens regulares com o logotipo da MTV, mas quando as imagens do referido clipe são submetidas à velocidade mais lenta, percebe-se que as mesmas trazem cenas explícitas de prática sexual chamada de sadomasoquismo;.



O famoso caso do ;Beba Coca-Cola; teve reconhecimento como real?
O caso da Coca-Cola foi um fato verdadeiro e comprovado. Fake news não têm detalhes como data, local e números. Além do nome do autor James Vicary (pesquisador de mercado), que apenas copiou experimentos de psiquiatras realizados em laboratórios de Institutos de Pesquisa. Vicary divulgou o resultado do experimento que teria conduzido num cinema de New Jersey. Ao inserir as frases ;Drink Coke; e ;Eat Popcorn; durante a projeção de filmes (em noites alternadas), ele teria aumentado em 57,7% as vendas de pipoca e em 18,1% as vendas de Coca-Cola, às portas de saída do cinema. A experiência foi relatada no volume 37 da revista Advertising Age (em 1957). Dizem que a ciência é isenta de intenções éticas ou políticas e dizem o mesmo do jornalismo, mas isto é mentira, a tecnologia subliminar é o maior exemplo, pois ela viola o princípio do livre-arbítrio e com isto todo contrato de compra e venda, até de um refrigerante ou balinha doce.



A Disney é realmente um reino de casos estranhos de imagens enxertadas nas crianças ou as teorias vistas na internet são fakes?
Só há um caso verdadeiro da Disney documentado, todo o resto é fake news e desinformação, mistificação infundada, mentiras e delírios sendo a maioria de fundo em psicoses religiosas. O único caso comprovado é do desenho Bernardo e Bianca, de 1977, há inserção de dois fotogramas de uma mulher com os seios à mostra. A cena acontece aos 28 minutos do filme e é visível apenas quadro a quadro. A Disney admitiu publicamente ter encontrado imagens abaixo do limiar de percepção e foi obrigada a recolher 3,4 milhões de fitas em locadoras de vídeo nos Estados Unidos.


Quais são os ruídos de comunicação mais incômodos, dentro do universo dos filmes, com a aplicação de subliminares?
O uso errôneo de subliminares pode induzir ataque epilético em espectadores não epiléticos. Um exemplo prático para elucidar o modelo ; o caso Pokemón: terça-Feira, 16 de dezembro de 1997, 18 horas e trinta minutos, Japão, começa a transmissão do desenho animado da série Pókemon, o episódio intitula-se Computer warrior porigon e é transmitido em rede por uma cadeia de 37 emissoras, em dezembro de 1997, ocasionando centenas de ataques epiléticos em telespectadores. Pikachu piscou o quociente taquicoscópico subliminar de 10,8 vezes por segundo, excedendo em mais de três vezes a margem que os pesquisadores ingleses regulamentaram como máxima, atingindo níveis de reação fisiológica subliminar devido ao pisca-pisca de luzes subliminares / taquicoscópicas. Nisso tudo, há ativação da a glândula pineal e depois liberação de melatonina que realiza a síntese do neurotransmissor serotonina, quebrando cadeias de alcaloides do sangue, como explica a biofísica.


Flávio Calazans pesquisa o tema desde os anos 1980, sendo formado em direito e comunicação social pela Unisantos.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação