Recanto de mulheres

Recanto de mulheres

Projeto Mulheragem usa a arte como mote de discussão sobre identidade feminina

Melissa Duarte*
postado em 24/05/2019 00:00
 (foto: Emilia Siberstein/Divulgação)
(foto: Emilia Siberstein/Divulgação)
Pluralidade é a palavra. O projeto Mulheragem vai reunir diferentes etnias, sexualidades e classes sociais para um fim de semana repleto de arte e cultura no Recanto das Emas. A programação inclui shows, filmes, rodas de conversa, oficinas, debates e performances.

Uma das organizadoras do evento, Lena Tosta explica que o objetivo do Mulheragem é realizar um amplo debate sobre o papel da mulher na ciência, na arte e na cultura popular. Tudo isso de mulheres para mulheres. ;O feminino pode ser forte e potente;, destaca Lena. O filme La débutante (2016), dirigido por ela, é uma das sete produções que serão exibidas na mostra.

Doutora em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tatiana Nascimento se apresenta amanhã com um looper e dois microfones que vão amplificar e conferir camadas à voz dela. O repertório inclui canções autorais como Oriki de Oyá e Restinga.

Durante os três dias, o protagonismo será das mulheres. ;Visibilidade é um termo um pouco gasto ; ou que tem limites ;, assim como representatividade. Parece que, se uma pessoa estiver lá, nenhuma mais precisa estar. Então, prefiro pensar que eventos assim são importantes para criar, na cidade, uma cultura de atenção à arte autoral feita por mulheres, mas que também são lésbicas, trans, negras e/ou periféricas;, analisa a artista.

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader

SERVIÇO
Mulheragem
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes Q. 113, lt. 9, Recanto das Emas). Hoje a domingo, às 17h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

PROGRAMAÇÃO
Hoje
; Das 17h às 17h20: performance de Maria Léo Araruna
; Das 17h30 às 18h45: exibição de filmes
; Das 19h às 21h30: roda de abertura sobre pluralidade de femininos

Amanhã
; Das 17h às 18h50: exibição de filmes
; Das 19h às 21h: roda de debate
; Das 21h10 às 21h30: performance com a atriz Nadja Dulci
; Às 21h40: Tatiana Nascimento e Projeto Água e Tatá e Danú

Domingo
; Das 17h às 18h30: exibição de filmes
; Das 19h às 21h30: roda de debate

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação