Mentira acaba com a reputação

Mentira acaba com a reputação

postado em 26/05/2019 00:00
 (foto: Senai/Reprodução)
(foto: Senai/Reprodução)

Os riscos de querer ;enfeitar; o currículo são grandes. Mesmo que uma farsa não seja descoberta durante o processo seletivo, ela pode ser desmascarada mais à frente, o que pode resultar em demissão. Além, é claro, de o trabalhador sair com a imagem manchada. Apesar dos problemas, levantamento da DNA Outplacement mostrou que 75% dos currículos enviados no Brasil, em 2018, continham informações falsas ou distorcidas. Confira alguns casos célebres de pessoas que foram pegas na mentira:

Joana D;Arc Félix
Graduada, mestre e doutora em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela mentiu no seu currículo sobre ter feito pós-doutorado na Universidade Harvard e usou diploma falso para confirmar a informação. Professora na Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, em Franca (SP), a professora afirmava ter ingressado no ensino superior aos 14 anos e, depois, reconheceu a inveracidade das informações.

Bel Pesce
A empreendedora ficou conhecida por ter cinco diplomas pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), ter fundado uma empresa e ter ocupado importantes cargos na Google e na Microsoft. Porém, em 2016, descobriu-se que nada disso era verdade. Na Lemon, instituição que ela afirmava ter fundado, Bel era funcionária. O tempo que passou na Google e Microsoft foram estágios de verão com duração de três meses. Bel se formou pelo MIT em engenharia elétrica / ciências da computação e management science ; as outras três áreas que estudou eram ;minors;, ou seja, ela fez algumas matérias sobre os assuntos, mas não o suficiente para ser graduada nelas. A imagem da jovem ficou manchada depois que as informações vieram à tona.

Dilma Roussef
A ex-presidente colocava no currículo títulos como mestre e doutora em economia pela Unicamp. Porém, por não ter defendido a tese na época em que fez os cursos, não chegou a receber o diploma.

Damares Alves

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, não tem mestrado em educação nem em direito constitucional e direito da família como costumava dizer em discursos. Após ser desmascarada, ela rebateu dizendo que os títulos eram provenientes do ensino bíblico.

Wilson Witzel
O governador do Rio de Janeiro mentiu ao informar no Lattes (sistema que reúne informações de pesquisadores de todo o país) que fez parte do doutorado na Universidade Harvard.

Provei que fiz
Deltan Dallagnol

O coordenador da Lava Jato foi acusado de mentir no currículo em relação ao mestrado em direito que afirma ter feito na Universidade Harvard. No entanto, Dallagnol informou que estudou na Harvard Law School e mostrou o número do processo de revalidação pela Universidade Federal do Paraná, provando que fez o curso.

Servidores públicos

São recorrentes os casos de servidores públicos que são pegos com diplomas falsos. A pena é de dois a seis anos de reclusão e multa. Em junho de 2018, cinco integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foram suspeitos de apresentar certificados falsos de pós-graduação à corporação. Eles podem responder por uso de documento falso, falsificação de documento público e falsidade ideológica, crimes respectivamente previstos nos artigos 304 (pena de dois a seis anos de reclusão), 297 (pena de dois a seis anos de reclusão) e 299 (pena de um a cinco anos de reclusão) do Código Penal.

Vai uma
mãozinha aí?

Confira referências que podem ajudar a melhorar as chances de conseguir emprego

APPS
JOBR

É um aplicativo que ajuda pessoas a encontrar vagas de emprego. Os candidatos se inscrevem e inserem o perfil do LinkeIn. Depois, os candidatos analisam vagas e deslizam para a esquerda para rejeitar ou para a direita para se candidatar ao emprego.

Sine
Disponível para Android e IOS, o Sistema Nacional de Emprego é um aplicativo que funciona como um classificado de empregos.

Empregos
É o aplicativo gratuito do site Indeed. Disponibiliza uma lista de empregos em mais de 50 países.

Emprego Ligado

O concorrente cadastra o currículo e pode visualizar os trabalhos disponíveis.

SITES
Jobecam

Fundada em maio de 2016, a plataforma conecta empresas a candidatos por meio de vídeo-recrutamento. O cadastro é gratuito por meio do site jobecam.com.

LinkedIn
A maior rede social profissional ajuda usuários a manter uma lista de contatos profissionais, encontrar referências sobre pessoas, divulgar o próprio perfil ou encontrar vagas de emprego. O cadastro é gratuito pelo site www.linkedin.com.

Catho

Rede de buscas de empregos brasileira que reúne aproximadamente 1,8 milhão de vagas por ano. O serviço é pago e também tem aplicativo. Acesse: www.catho.com.br

Vagas
Site gratuito que disponibiliza vagas que condizem com o perfil do interessado. O candidato se inscreve por meio do site www.vagas.com.br.

Jooble
Plataforma de pesquisa de vagas. O sistema filtra os resultados e mostra para o candidato os melhores resultados para a pesquisa. O site é br.jooble.org

CURSOS
VTX LAB

Plataforma gratuita que capacita profissionais da área de beleza. Os cursos do site incluem áreas como penteados, cortes e tricologia. Para mais informações, acesse www.bellizcompany.com.br/vtxlab

Prime Cursos
Focada em marketing digital, a Prime cursos é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos de marketing digital, contabilidade básica e administração de empresas gratuitos. Para se inscrever, acesse o link www.primecursos.com.br

Senac EAD
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece diversos cursos livres e técnicos gratuitos para quem busca especialização nas modalidades a distância. Quem desejar se inscrever em algum curso presencial, basta acessar o site www.senac.br. Para verificar as opções a distância, acesse www.ead.senac.br

Ginead
O Instituto Nacional de Ensino a Distância oferece cursos de capacitação profissional gratuitos e on-line, sem exigências de pré-requisitos em diversas áreas de conhecimento, sendo uma delas a fotografia. As aulas abrangem luz e cores, como fotografar, composição da imagem, escolha do equipamento, o que é fotografar, além de outros assuntos. Interessados podem acessar: www.ginead.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação