Mais custos, menos empregos

Mais custos, menos empregos

FLÁVIO ROSCOE Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
postado em 01/07/2019 00:00



A maioria de nós não sabe o que significam as siglas e-Social e Bloco K. Menos, ainda, entende os impactos delas sobre nosso bolso e, portanto, sobre nossa vida. Vamos acabar descobrindo da forma mais desagradável possível, quando a falência de empresas e o desemprego aumentarem mais, superando os atuais 13 milhões de trabalhadores. Criados por governos anteriores com o falso argumento de que é preciso aumentar a fiscalização sobre empresas e cidadãos, na prática, vão elevar substancialmente os custos para as companhias brasileiras e corroer sua competitividade frente aos concorrentes internacionais. Nesse cenário, a consequência natural será o fechamento de empresas e a dispensa massiva de trabalhadores.

Na verdade, se não forem revistos pelo governo, o Bloco K e o e-Social vão se somar a outras jabuticabas que transformam a economia brasileira em presa fácil para a concorrência, sem trazer nenhum benefício relevante ao país como contrapartida. Com o Bloco K, o governo federal vulnerabiliza as empresas na exata medida em que exige informações detalhadas sobre todo o processo produtivo ; dados sobre as matérias primas para produção, com as perdas de insumos e saída de produtos acabados. Vale dizer: o Bloco K pode obrigar as empresas a abrir mão do sigilo sobre informações fundamentais de sua estratégia, o que, por óbvio, as enfraquece diante da concorrência.

Com o e-Social, as empresas ficam obrigadas a implantar novos processos e a passar ao governo informações sobre as quais ele já tem pleno acesso por inúmeros outros canais ; data de admissão e demissão, promoções, férias, afastamentos e muitas outras relativas à gestão de pessoas. Nosso principal argumento contrário à implantação do e-Social e do Bloco K junto ao governo federal, muito especialmente junto ao Ministério da Economia, é o de que ambos estão na contramão de premissas estabelecidas pelo próprio governo, que, neste momento, se empenha em melhorar o ambiente de negócios em nosso país e em aumentar a produtividade das empresas, visando à retomada do crescimento da economia. Conhecemos e louvamos as ações dos governos ; nas esferas federal e estadual, em Minas Gerais ; para a construção de um Brasil forte e competitivo. Por isso, reforçamos o apelo para que ações contrárias a esse esforço não ganhem força.

É inconcebível, portanto, dificultar ainda mais o desempenho da iniciativa privada, burocratizando processos e aumentando os ônus sobre ela na forma de multas. O e-Social e o Bloco K geram riscos desnecessários e custos altíssimos de implantação, principalmente para micro e pequenas empresas.Na verdade, devemos aproveitar o debate sobre o e-Social e o Bloco K para discutir outros absurdos que só existem em nosso país e punem nossa economia, nossa indústria e nossas empresas. De fato, o setor produtivo brasileiro é assombrado, permanentemente, por custos ocultos que são impostos ocultos que se somam à carga tributária que beira os 40% do Produto Interno Bruto (PIB) e é uma das mais altas do mundo. Se não forem revertidos, o e-Social e o Bloco K serão mais dois impostos ocultos a asfixiar as empresas. É o que mostram estudos realizados pela Fiemg.

O exemplo mais emblemático está no sistema tributário nacional e em sua irracional complexidade. Em razão da absurda burocracia, as empresas chegam a gastar, em média, até seis vezes mais tempo para cumprir as normas tributárias e trabalhistas que suas concorrentes latino-americanas ; 1.958 horas contra 332 horas. A comparação é ainda mais contundente quando feita com empresas de países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), cuja média é de 161 horas ; 12 vezes menos que no Brasil. Outro exemplo é o tsunami de normas tributárias editadas no país: entre outubro de 1988 (promulgação da Constituição) e setembro de 2017, foram 377.556 normas tributárias, o equivalente a aproximadamente 32 por dia, entre federais, estaduais e municipais.

No campo das relações trabalhistas, também encontramos um interminável rol de impostos ocultos criados para financiar ações e programas que deveriam ser custeados pela receita tributária que carreia para os cofres públicos, anualmente, recursos superiores a R$ 2 trilhões. Um exemplo são os custos gerenciais decorrentes da complexidade da legislação trabalhista, que elevam em 44,6% a folha salarial das empresas. Também oneram as empresas as cotas, que deveriam ser mantidas com a receita tributária normal, a exemplo das cotas de deficientes e aprendizes. No cômputo final, considerando-se impostos explícitos e ocultos, um salário de R$ 1 mil que o trabalhador põe no bolso custa, para a empresa, R$ 2.832.

A situação é a mesma ; e dramática ; no setor de energia, que é uma das mais caras do mundo e chega a pesar até 40% nos custos de produção das empresas. Também aqui, o consumidor brasileiro ; residencial e industrial ; arca com absurdos custos adicionais, entre eles, os programas de atendimento a usuários de baixa renda. Em 2018, só esse imposto oculto custou aos consumidores domésticos e ao setor produtivo R$ 2,16 bilhões. É um programa necessário, mas que deveria ser financiado com os impostos que o governo já arrecada, e não com novos impostos escondidos nas contas de luz.

A consequência desse cenário é a crescente perda de competitividade no mercado global. No ranking de 63 países do Anuário de Competividade Mundial 2019, elaborado pelo Instituto Internacional de Desenvolvimento de Gestão, da Suíça, e pela Fundação Dom Cabral, o Brasil está na 59; colocação. Estamos entre os cinco países menos competitivos do mundo e, entre as principais causas, estão a burocracia excessiva e a carga tributária exorbitante. O setor produtivo está no seu limite. Definitivamente, não precisamos do e-Social, do Bloco K e de mais peso estatal sobre a economia e as empresas. O Estado deve servir à sociedade, não o contrário.

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