Filha de Brigitte Macron: ação contra misoginia

Filha de Brigitte Macron: ação contra misoginia

postado em 08/09/2019 00:00
A advogada Tiphaine Auzi;re, filha do primeiro casamento de Brigitte Macron, se irritou com os comentários de autoridades brasileiras sobre a primeira-dama francesa. Em um vídeo divulgado na sexta-feira nas redes sociais, ela lançou um movimento no qual pede que a população denuncie atos misóginos.

No vídeo, ela aparece segurando uma folha na qual está impressa uma matéria publicada na imprensa francesa sobre as declarações do ministro da economia, Paulo Guedes. ;Estamos em 2019 e dirigentes políticos têm como alvo o físico de uma mulher também ativa politicamente. Vocês acreditam que isso existe ainda? Ah, sim.;

Tiphaine reagiu à declaração de Guedes, que, na sexta-feira, em evento em Fortaleza, falou sobre sua mãe. ;Macron falou que estão botando fogo na floresta brasileira e o presidente (Jair Bolsonaro) devolveu: (disse) que a mulher dele é feia, por isso ele (Macron) está falando isso;. Tudo bem, é divertido, não tem problema nenhum. É tudo normal e é tudo verdade. Presidente falou mesmo, e é verdade mesmo, a mulher é feia mesmo;, disse Guedes à plateia sobre a primeira-dama francesa.

;Não estamos aqui para dar lição em ninguém, pois a França não está livre disso;, continuou Tiphaine no vídeo, lembrando episódios em que a ministra francesa Cécile Duflot foi alvo, em 2012, de assobios ao fazer um discurso usando um vestido florido. ;Vamos juntos, a partir de amanhã, reagir, nos engajar dentro de nossas famílias, no nosso trabalho e nas urnas para denunciar os misóginos;. Ela conclui a mensagem mostrando um cartaz com os dizeres #Balancetonmiso (denuncie o seu misógino, em tradução livre). Além de Tiphaine, várias lideranças políticas, de esquerda e de direita, demonstraram indignação após a declaração de Paulo Guedes sobre Brigitte Macron.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação