Nova ferramenta contra as "fakes"

Nova ferramenta contra as "fakes"

postado em 26/11/2019 00:00

O YouTube terá, a partir de hoje, uma nova ferramenta para evitar a disseminação de informações falsas na plataforma. Quando usuários fizerem buscas por vídeos, o YT apresentará no topo dos resultados um alerta que indicará a veracidade daquilo que foi buscado. O dispositivo passa a funcionar no mesmo dia em que o TSE julga uma ação de invasão de página no Facebook, cuja pirataria virtual pode ter influenciado no resultado da eleição de 2018.


Isso não significa que vídeos com informações falsas serão eliminados ou bloqueados da plataforma. A checagem dos fatos nos alertas será feita por parceiros independentes.
Google, Facebook e Twitter vêm sendo criticados não apenas pela circulação de conteúdos falsos e conspiratórios, mas também por permitirem que seus algoritmos turbinem o alcance desses materiais. Isso teria causado impacto em diferentes países, inclusive em processos eleitorais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação