Setor privado alavanca o investimento

Setor privado alavanca o investimento

postado em 04/12/2019 00:00

O investimento privado ajudou na melhora do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, de acordo com gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Claudia Dionísio. Segundo ela, metade da alta de 2% registrada entre julho setembro em relação aos três meses anteriores foi alavancada pela construção civil, que está ;dando sinais de retomada;. ;Os investimentos desse setor são destaques nos dados de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que registraram alta pelo oitavo trimestre consecutivo na comparação com o mesmo período do ano anterior;, disse.

O crescimento dos investimentos está relacionado com a queda de 0,4% nos gastos do governo na comparação trimestral, que tem aberto espaço para o investimento privado, na avaliação de André Perfeito, economista-chefe da Necton. ;Dentro do espírito do ajuste ortodoxo em curso, os gastos do governo recuaram e, assim, se abre espaço forçosamente para a iniciativa privada;, comentou. Flávio Serrano, economista-chefe do Haitong Banco de Investimentos, classifica o avanço econômico do período como ;superpositivo;. Para ele, o crescimento da taxa de FBCF ;indica que há uma expectativa favorável do empresariado em relação ao crescimento futuro do país.

Confiança


A taxa de investimento em relação ao PIB ficou estável em relação a 2018, em 16,3%, no terceiro trimestre. ;O aumento do investimento foi positivo e ajudou na melhora dos dados do PIB, mas ele vem crescendo muito pouco, e ainda deve demorar uns 10 anos para recuperar o patamar de 2013, pois a poupança interna ainda está muito baixa, em 13,5% do PIB. Se ela não cresce, o investimento também não cresce;, explicou a economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria.

Para o investimento crescer de fato, é preciso que o governo recupere a confiança do empresário e crie condições para estimular o empreendedorismo, segundo os analistas. Pa Lucídio Carneiro, administrador de 31 anos, isso vem acontecendo e algumas medidas ;desburocratizaram; o processo de abrir uma empresa nos dias atuais. Ele instalou um food truck especializado em hambúrgueres e sanduíches com camarão há três anos. Neste ano, está ampliando a loja física do Camarão Burger, localizada na Asa Norte, e contratou mais um funcionário. ;As coisas estão melhorando significativamente para o pequeno empresário, porém, eu acredito que o melhor está ainda por vir.; De acordo com Lucidio, o comércio está, aos poucos, se estabilizando. ;Estamos investindo muito pesado na nossa hamburgueria, queremos nos preparar para mais uma ampliação.; (RH e AR, com colaboração de Gabriel Pinheiro)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação