360 Graus

360 Graus

por Jane Godoy janegodoy.df@dabr.com.br
postado em 08/12/2019 00:00
 (foto: LuisTajes/Setur-DF)
(foto: LuisTajes/Setur-DF)




Para fortalecer os 60 anos de Brasília

Numa quarta-feira, 20 de março deste ano, pensando muito na chegada do 60; aniversário de Brasília, e já empolgada, tentando incentivar o governo, secretários de Estado e a população de modo geral, escrevemos: atenção, secretários de Turismo, de Cultura, Educação, de Esportes do Distrito Federal, empresariado em geral, escolas, universidades, entidades de classe, clubes de serviço: é bom lembrar que, ano que vem, Brasília se tornará sexagenária! Completará 60 anos! Uma data cheia, de extrema importância para todos nós e para o país. Teórica e tecnicamente já está passando da hora de começar a articular as comemorações. Lançamos, aqui e agora, o nosso ;grito de guerra;: Brasília na plenitude de seus 60 anos!

Quase todas as semanas, procuramos lembrar da necessidade de começar a trabalhar e planejar ações, para a realização da festa que, no meu entender, deverá ser voltada para os pioneiros que presenciaram o primeiro alvorecer da nova capital, ainda ao lado de seu criador, o estadista presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Na terça-feira (3), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, eis que tivemos a alegria de presenciar o start para a maior mobilização visando unir esforços no sentido de trabalhar com afinco para o sonho de comemorar o aniversário de Brasília em grande estilo, como a capital de todos os estados bem merece.

Convidados pela Secretaria de Turismo, tendo à frente a secretária Vanessa Mendonça, eis que ;o top 1000; do setor produtivo e do trade turístico brasiliense atendeu ao chamado e, bem cedo, participou e um café da manhã regado a entusiasmo, cidadania e vontade de realizar a mais linda das comemorações.







Com o GDF, do qual estava presente o Secretário de Cultura, entre outros, o empresariado se reuniu para pensar em ações para o ano de 2020 e alavancar a cidade, embevecidos pelo vídeo preparado com muito esmero pela secretaria anfitriã. Com vistas aéreas deslumbrantes e um áudio didático e muito bem colocado, a cada cena mostrada, os presentes tiveram motivos de sobra para sentir o quanto será importante participar dessa grande empreitada, que levará a capital do Brasil e ser reverenciada e inserida como destino na preferência dos os roteiros turísticos de todo o mundo.

;Estamos em uma jornada e formamos uma unidade visando buscar recursos para realizar melhorias na cidade. Brasília vive um novo momento que vai se refletir no próximo ano, graças ao esforço de cada um de vocês, que acreditaram e acreditam;, disse Ibaneis Rocha.

Para o vice-governador, Paco Britto, a integração entre o setor público e o privado é fundamental para promover a cidade. ;O que estamos fazendo é uma retribuição ao que essa terra nos deu. Acredito que todos os empresários aqui presentes retribuem com o seu trabalho. Se apropriem dos 60 anos para fazermos a melhor festa das últimas décadas;, complementou Paco Britto.

Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, celebrar os 60 anos de Brasília com a gestão do governador Ibaneis Rocha é uma grande oportunidade, pois possui um entendimento profundo da importância da iniciativa privada para o desenvolvimento real e sustentável da cidade. ;O que queremos mesmo é que este encontro desperte em vocês a mesma vontade de fazer de todos nesse governo. E que, saindo daqui, os senhores convoquem os seus departamentos de marketing a pensarem, a criarem, a inovarem. Porque assim, no dia 1; de janeiro, essa cidade inteira já vai estar pulsando, sentindo e vendo concretizado nas ruas os seus 60 anos;.

Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, estava honrado em participar e disse que o encontro é extremamente representativo para a federação, que atende 75 mil trabalhadores.

O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Fernando Brites, reiterou que o Brasil e Brasília têm condições de atrair todos os turistas do mundo e anunciou que, no próximo ano, irá lançar o evento Exporta DF, para fortalecer o turismo de negócios da cidade. ;Temos um governo proativo e comprometido com a cidade;, finalizou.

Paulo Octávio falou em nome dos empresários da cidade. ;Cada um de nós tem uma ligação com essa cidade. O momento é de engajar e se integrar nessa comemoração. É um momento de união dos brasilienses;.

A assessora de Projetos Estratégicos da Fecomércio, Jaqueline Reis Mapurunga, apresentou projetos que a instituição está desenvolvendo para o próximo ano. Entre eles, a Semana Brasília ; que ocorrerá de 19 a 24 de abril e será voltada para a promoção geral da cidade; o Natal Sempre Monumental ; a ser inaugurado, entre outros.

Durante o encontro, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, apresentou a marca dos 60 anos de Brasília que será usada nas ações e peças alusivas à data. O artista da cidade Felipe Mello Honda desenvolveu o conceito vencedor do edital. Intitulado ;Aspas;, o projeto destaca pontos marcantes da capital federal, como sua arquitetura. ;É uma honra receber o setor produtivo. A comemoração pode ser protagonizada por toda a sociedade e os 60 anos já começaram. Teremos um réveillon repleto de atrações, vamos investir no carnaval e seremos homenageados pela escola de samba Vila Isabel. Vamos ter diversas ações e iniciativas com um calendário e uma grande festa popular com gastronomia, esporte e cultura; informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação