Brasil no Bafta

Brasil no Bafta

Dois Papas, do diretor brasileiro Fernando Meirelles, foi indicado para cinco categorias da maior premiação britânica

Pedro Ibarra*
postado em 08/01/2020 00:00
 (foto: Netflix/Divulgação)
(foto: Netflix/Divulgação)

O Brasil está representado em mais um evento do cinema internacional. Dois Papas, de Fernando Meirelles, foi indicado a cinco categorias no Bafta, tradicional premiação britânica que faz parte da temporada de prêmios importantes do início de ano na indústria cinematográfica. O longa com produção da Netflix está concorrendo em Melhor filme britânico, Melhor roteiro adaptado, Melhor ator, com a interpretação do Papa Francisco de Jonathan Pryce, Melhor ator coadjuvante, para Anthony Hopkins no papel do Papa Bento XVI.

A premiação é dada pela Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (que em inglês tem a sigla Bafta). Anualmente, a entidade premia o que para ela foi o melhor do cinema no ano, dando mais espaço ao mercado interno, ou seja, além de contemplar prêmios artísticos e técnicos, o Bafta também coroa o Melhor filme britânico, a Melhor estreia de um diretor, produtor ou roteirista britânico.

Dois Papas, que tem cinco indicações sai atrás no favoritismo nas categorias que concorre. Com os resultados do Globo de Ouro, 1917 é amplamente favorito a ganhar o prêmio de Melhor filme britânico, Joaquin Phoenix sai na frente de Jonathan Pryce para Melhor ator, Brad Pitt é amplo favorito na categoria de ator coadjuvante em que Anthony Hopkins disputa.

Em roteiro adaptado, apesar de não haver um favoritismo claro, os concorrentes O Irlandês e Coringa estão fortes na concorrência pelo prêmio, mas o roteirista de Dois Papas, Anthony McCarten, é britânico e isso pode pesar no voto da Associação. A categoria mais aberta, com certeza, é a de Melhor direção de elenco, no entanto, é a única grande premiação de elenco que Dois Papas disputa na temporada.

Os indicados ao Bafta tiveram presenças e ausências curiosas. Um exemplo claro é a atriz australiana Margot Robbie, que concorre duas vezes ao prêmio de Melhor atriz coadjuvante pelos papéis em O escândalo, no qual vive a jornalista Kayla Pospisil, e Era uma vez; em Hollywood, em que interpreta a estrela Sharon Tate. Uma ausência notória foi de Awkwfina na categoria de Melhor atriz, afinal a chinesa venceu o prêmio no Globo de Ouro.

A atual edição do Bafta tem Coringa como o filme mais indicado, disputando 11 categorias, seguido por O Irlandês, com 10, e 1917, com 9. Confira a lista completa de indicados no site do Correio Braziliense.

Corrida para Oscar

Além de ser uma premiação importante, o Bafta também é um termômetro para o Oscar, assim como o Globo de Ouro. Artistas que concorrem a esses prêmios, muito provavelmente serão contemplados nas categorias do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Partindo desse princípio, longas como Coringa, 1917 e Era uma vez... em Hollywood, muito premiados no Globo de Ouro e indicados ao Bafta, estão no caminho certo para dominarem as categorias do Oscar que serão anunciadas na próxima segunda-feira dia 13 de janeiro.


Temporada de premiações

O início do ano é marcado pelas principais premiações da indústria cinematográfica norte-americana. Acompanhe quando saem os vencedores dos principais prêmios que culminam no Oscar.

; Critics Choice Awards
12 de janeiro

; Sindicato dos Produtores
13 de janeiro

; SAG Awards (Sindicato dos Atores)
19 de janeiro

; DGA Awards (Sindicato dos Diretores)
25 de janeiro

; WGA Awards (Sindicato dos Roteiristas)
1 de feveireiro

; Bafta
2 de fevereiro

; Oscar
9 de fevereiro



Bafta branco
A premiação ficou marcada negativamente após a divulgação da lista de indicados. O motivo foi que apenas atores e atrizes brancos foram lembrados nas quatro categorias de atuação. Interpretações como as Lupita Nyong;o em Nós, Cynthia Erivo em Harriet e Eddie Murphy em Dolemite é meu nome, contempladas em outros prêmios, foram completamente esquecidas pela Associação britânica enquanto atrizes brancas como Margot Robbie e Scarlett Johansson foram indicadas duas vezes cada, também por bons trabalhos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação