Criança também pode desenvolver inteligência emocional

Criança também pode desenvolver inteligência emocional

É possível conciliar conteúdo com o desenvolvimento socioemocional desde a educação infantil, incentivando o protagonismo e ensinando como lidar com as emoções

postado em 12/01/2020 00:00
 (foto: Colégio Ideal/Divulgação)
(foto: Colégio Ideal/Divulgação)


;O respeito à individualidade do estudante precisa ser valorizado desde o primeiro dia;, comenta Norma Soares, diretora do Colégio Ideal, que tem unidades em Taguatinga, Águas Claras e Jardim Botânico. ;A partir da premissa de que cada ser humano tem o seu próprio projeto de vida, buscamos oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver seus interesses, buscar autoconhecimento e alcançar metas pessoais, percorrendo uma trajetória escolar única;, completa. Assim, em todas as etapas do ensino, os educadores têm incentivado cada vez mais o protagonismo como formador de conhecimento.

Em meio a tantas atividades e cobranças que os estudantes encaram cada vez mais cedo, a escola tem a missão de mostrar que é possível, sim, se preparar para ingressar nas melhores universidades, enquanto pode-se viver com equilíbrio emocional. As disciplinas e atividades extracurriculares trabalham desde a parte socioemocional, como o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e o Projeto Consciência, até habilidades intelectuais e cognitivas, como no Clube de Xadrez, nos treinamentos esportivos, na Robótica e nas artes.



Educação Infantil

;A proposta pedagógica da nossa Educação Infantil tem atividades lúdicas que promovem a articulação de conhecimentos de diferentes linguagens inseridas nos campos de experiências, bem como pelo incentivo à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças;, explica a coordenadora Rosângela Vieira.

Nessa etapa, um dos principais projetos do Colégio Ideal é o LIV. Por meio de jogos, músicas, livros e dinâmicas, o Laboratório Inteligência de Vida tem como metas evitar a prática de bullying, encorajar o convívio com as diferenças, melhorar o desempenho acadêmico, estimular escolhas responsáveis e saudáveis, promover o trabalho em equipe e reduzir os casos de ansiedade e depressão.

Já no Projeto Consciência, realizado de maneira multidisciplinar, o aluno é incentivado, por meio de brincadeiras, músicas, valores e receitas, a ser o protagonista do conhecimento e a interferir de forma positiva no universo que o rodeia. ;Dessa forma, a gente consegue contribuir para a formação integral do aluno como cidadão que tem potencial de transformar a sociedade;, completa a coordenadora.



Início do Fundamental

No Colégio Ideal, a proposta pedagógica do 1; ao 5; ano tem estratégias de ensino diversificadas e metodologias elaboradas de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada faixa etária. Os professores incentivam o protagonismo do aluno como formador de conhecimento com um trabalho baseado nos letramentos e na ludicidade.

Nessa etapa, os alunos continuam com os projetos inseridos na educação infantil, mas o conteúdo acompanha o amadurecimento do estudante. Além do LIV e do Consciência, outro importante projeto do colégio é a Academia Ideal de Letras. Nela, as crianças são incentivadas à leitura por meio de exercícios lúdicos, como a caixa literária, que contém atividades diferentes para cada livro paradidático. ;Ao final do ano, os textos autorais dos alunos são publicados em um livro e autografados no Sarau Literário. É um grande evento em que os pais podem assistir a apresentações e conferir o que os alunos aprenderam de conteúdo e de habilidades socioemocionais durante o ano;, conta a diretora Soraia Matoso, da unidade de Águas Claras.

Já na Sinusinha, os estudantes exploram o Brasil ao fazer apresentações culturais que despertam o conhecimento pela diversidade geográfica e culinária dos povos do nosso país. Trata-se de uma versão infantil da Simulação das Nações Unidas do Colégio Ideal, a Sinusi, esta voltada para os alunos do ensino médio.

Ensino gradual e oficinas

À medida que os estudantes crescem, o Colégio Ideal acompanha as necessidades de cada faixa etária. Do 6; ao 9; ano, a metodologia é focada no acompanhamento pedagógico personalizado. ;Os alunos contam com orientação educacional adequada à idade, à capacidade cognitiva e às habilidades especiais de cada um, além de monitorias para complementar os conteúdos ministrados em sala de aula;, conta a diretora de Taguatinga, Márcia Regina Brandão.

Além de avaliações quinzenais, provas multidisciplinares, simulado estilo PAS/UnB e Enem (este somente para o 9; ano), os estudantes contam com projetos interdisciplinares que contribuem para o seu desenvolvimento. Um exemplo é o Clube de Xadrez, com aulas que trabalham o raciocínio lógico e estratégico exigido em cada partida. Neyde Lucia de Siqueira, mãe do aluno Luigy Lira, de 12 anos, comenta sobre o desenvolvimento do filho, que já coleciona prêmios nacionais e internacionais na modalidade. ;Com o acompanhamento e a atenção do professor João Henrique, meu filho se dedicou ainda mais no xadrez. É incrível! Ele estuda muito e corre atrás de aprender cada vez mais;, afirma.

Na robótica, a curiosidade sobre o funcionamento, a tecnologia e o mecanismo das máquinas é atiçado. Os estudantes aprendem noções de mecânica, programação e física em aulas dentro da grade escolar e também nas oficinas (nos níveis básico e avançado) no contraturno. Nos esportes, o Colégio Ideal tem obtido, ao longo dos anos, importantes resultados em campeonatos, como os Jogos de Integração Crianças e Adolescentes do Serviço Social do Comércio (JISESC) e os Jogos Escolares do DF (JEDF). Com treinamentos optativos, inclusos na mensalidade, a escola oferece quatro modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei.

Resultados

Com essa grande diversidade de projetos e atividades, que permitem uma formação completa do estudante, o Colégio Ideal vem se destacando na aprovação de estudantes ao ensino superior. Não à toa, foram 613 aprovados na Universidade de Brasília (UnB) e nas maiores universidades do país.

Para pais ou responsáveis em busca de uma nova escola para as crianças, o Colégio ideal conta com três unidades em Águas Claras, três em Taguatinga e uma no Jardim Botânico. Em cada uma dessas regiões administrativas, há opções para todas as séries. Para conhecer a estrutura e a proposta do Ideal para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, basta agendar uma visita pelo site https:/idealbsb.com.br/admissao2020.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação