360 Graus

360 Graus

por Jane Godoy janegodoy.df@dabr.com.br
postado em 13/02/2020 00:00
 (foto: Edy Amaro/CB/D.A Press)
(foto: Edy Amaro/CB/D.A Press)
Brasília, na plenitude de seus 60 anos!






Muita festa para Carmen Bocorny

Já com muitos amigas voltando das férias, a aniversariante do Dia de Reis (6), Carmen Bocorny, reuniu grande número delas na Praliné, para celebrar a vida e abrir um novo ano de alegrias e companheirismo.

A tarde, muito agradável e cheia de novidades contadas por cada uma, chegou ao crepúsculo, sem que ninguém tivesse vontade de ira para casa.



PAINEL


Para romper todas as barreiras / O projeto Rompendo Barreiras surgiu para demonstrar que mentes brilhantes presas a corpos inertes, podem produzir riquezas, desde que sejam oferecidas oportunidades. Sob a tutela da professora Ana Beatriz Goldstein (foto), idealizadora, o projeto montou, em um dos laboratórios de tecnologia e robótica ; Include do Instituto Campus Party no Guará, com uma turma de robótica para cinco jovens tetraplégicos, utilizando um equipamento colocado na boca para substituir as mãos, o Hands Free. Assim, eles podem acessar o computador e o universo da automação e da robótica. As tecnologias assistivas são ferramentas utilizadas para dar autonomia às pessoas com deficiência e, também, capacitar crianças e jovens, incluindo-os no mercado produtivo. O físico inglês Stephen Hawking e o General Villas Bôas, ;nosso herói da atualidade que virou padrinho do projeto e um símbolo na luta dos direitos da pessoa com deficiência; são exemplos de como a limitação física não interfere capacidade intelectual. O projeto Rompendo barreiras, tecnologia e robótica para tetraplégicos teve a aula inaugural ministrada pelo Ministro Marcos Pontes, com as presenças de Michelle Bolsonaro, do General Villas Boas, do Senador Izalci Lucas, do casal Luis Felipe e Paula Belmonte, do Presidente da Campus Party, Francesco Farrugia e dos representantes de instituições de pessoas com deficiência. A Pestalozzi os acolheu, até que, ao conhecer o projeto, o Instituto Federal de Brasília, (ensino profissionalizante), entrou de corpo e alma com estrutura e professores. Uma emenda parlamentar do Senador Izalci viabilizou a criação do novo curso. ;Educação não se faz com discurso, mas com recurso.; costuma dizer. Até o meio do ano, o curso já estará funcionando no Campus Brasília, podendo ser ampliado para outros câmpus.



PINCELADAS


Estão intensos os preparativos para mais uma edição do carnaval dos jornalistas do Correio Braziliense, o já famoso bloco Pauta na Rua! (foto de 2019). Este ano a turma conta com a agência de comunicação In Press Oficina, que se prepara para animar o bloco, que estará cheio de alegria, irreverência e samba no pé! No sábado (15), o grupo vai se reunir no estacionamento do Correio Braziliense, a partir das 16h30.


Aproveitando o mês de férias, o casal Marizalva (foto) e Valmir Campelo está desfrutando as maravilhas do Ceará. Estarão de volta a Brasília depois do carnaval.


Um especialista em Aquatrainning João Luís Martins da Silva e uma funcionária do MPU Karina Diniz (foto), descobriram que nasceram um para o outro e, na segunda-feira (3), se casaram. Uma história romântica, com um final mais do que feliz.


Depois de curtir, com muita alegria o Natal em Família (foto) a empresária Benigna Venâncio vai comemorar o aniversário hoje, às 16h, no Fashion Mall. De presente, a aniversariante pede que os convidados levem mochilas, para doação. Um belo gesto que, certamente, será atendido.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação