Sonho de sustentabilidade

Sonho de sustentabilidade

Com foco nas exigências do meio ambiente e na inovação tecnológica, Mercedes-Benz anuncia lançamento de carros 100% elétricos no país. O EQC 400 4Matic deve chegar às lojas em junho

» Fernando Brito
postado em 13/02/2020 00:00
 (foto: Daimler AG - Global Communicatio - 4/5/19)
(foto: Daimler AG - Global Communicatio - 4/5/19)



São Paulo ; Na semana em que a capital paulista enfrentou o mais forte temporal dos últimos 37 anos, paralisando metade da cidade e provocando drásticos prejuízos à vida da população, nada mais apropriado do que discutir soluções para a sustentabilidade. Com discurso engajado, dando evidente ênfase à mobilidade urbana, à redução da poluição e ao desenvolvimento tecnológico, a Mercedes-Benz apresentou, na terça-feira, no Espaço Parque Estaiada, na Zona Sul paulistana, os primeiros veículos 100% elétricos da montadora alemã a serem lançados no Brasil. O EQC 400 4Matic, previsto para chegar ao mercado em junho deste ano, e o ainda conceitual EQA, prometido para meados de 2021, atraem os amantes dos carros com um arrojado misto de potência, inovação, design e consciência ambiental.

A estratégia da Mercedes-Benz para atrair a atenção de um público ainda seleto e restrito é ousada. Para estimular o cliente a desembolsar a bagatela de R$ 477.900 pelo EQC 400 4Matic, a montadora estabeleceu parceria com a empresa Enel X, que oferece um wallbox instalado com aplicativo exclusivo e um ano de energia gratuita. Além disso, o conjunto de baterias tem garantia de oito anos.

;O futuro não é mais um sonho. Estamos presenciando e construindo um futuro há tempos sonhado. Hoje, a Mercedes-Benz desenvolve carros em que os conceitos de sustentabilidade, conectividade, experiências sensoriais e mobilidade se entrelaçam. Somos a única montadora do mundo com times na Fórmula 1 e na Fórmula E (categoria exclusiva para carros elétricos), o que nos deixa em posição de destaque no desenvolvimento automobilístico. Nosso objetivo é levar ao público a emoção de dirigir um veículo de alta performance, sem negligenciar as urgentes necessidades do meio ambiente;, diz Holger Marquardt, presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans.







Mas o discurso entusiasmado do executivo parece esbarrar na real acessibilidade dos produtos que propaga, de forma a promover uma substancial mudança no cenário quase caótico do trânsito das grandes cidades. O valor elevado do lançamento, no entanto, não o desanima. ;O passo fundamental está dado. Estamos falando de um veículo com autonomia de mais de 400km, com tempo de recarga de oito horas. É algo transformador para a qualidade de vida das pessoas nas cidades. A tecnologia está em pleno desenvolvimento e, com uma demanda crescente, os preços certamente serão mais acessíveis;, aposta Holger Marquardt. No evento de apresentação do EQC 400 4Matic, em São Paulo, uma festa exclusiva para cerca de 800 privilegiados clientes fechou a noite. Possivelmente, sairão dali os primeiros proprietários da máquina no país.

O Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC conta com dois motores elétricos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro, com uma potência combinada equivalente a 408cv e tração nas quatro rodas. Segundo explica Rogério Montagner, especialista em eletrificação e mobilidade da Mercedes-Benz, o pacote de suporte oferecido pela fabricante é outro atrativo para superar eventuais receios dos clientes diante do lançamento elétrico. ;São três anos de garantia estendida, incluindo manutenção pelo mesmo período. Os oito anos de garantia das baterias são outro ponto importante. Vencido esse período, os componentes serão avaliados para verificar as necessidades de substituições ou reparos;, explica.

A partir de 2021, a Mercedez-Benz ainda disponibilizará no Brasil um serviço de conexão e leitura dos dados e performance do automóvel em tempo real, gerando informações para o concessionário, fábrica ou central de relacionamento com o cliente, antecipando possíveis propostas personalizadas de reparos, sem que o proprietário precise se preocupar com a manutenção do veículo.


Ficha técnica ; EQC 400 4Matic
; Emissões de CO2 - 0g/km
; Autonomia (EDC) - 471km
; Sistema de propulsão - 2 motores assíncronos e tração nas quatro rodas
; Potência - 408cv (300kW)
; Torque máximo - 760Nm
; Velocidade máxima - 180km/h (limitada eletronicamente)
; Aceleração - 0-100km/h 5.1seg
; Bateria - íons de lítio
; Capacidade da bateria - 80kWh
; Comprimento/largura/altura - 4,76m/2,09m/1,62m
; Bitola (dianteira/traseira) - 1,62m/1,61m
; Distância entre eixos - 2,87m
; Compartimento de bagagem - mínimo de 500 litros
; Peso líquido - 2.495kg

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação