Mercado s/a

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postado em 05/05/2020 00:00
 (foto: Christof Stache/AFP)
(foto: Christof Stache/AFP)

Companhias aéreas pedem socorro
A Lufthansa, principal companhia aérea da Europa, enviou um comunicado aos funcionários informando que está prestes a fechar um pacote de socorro com o governo alemão estimado em 10 bilhões de euros. Desde o início da crise do coronavírus, as proibições de viagens forçaram a empresa a manter 700 aeronaves em solo, o que levou a uma queda de 99% no número de passageiros transportados e perdas diárias de 1 milhão de euros. Outro gigante europeu, o grupo Air-France-KLM deverá receber 11 bilhões de euros dos governos da França e da Holanda. Nos Estados Unidos, a American Airlines espera embolsar US$ 4,7 bilhões do Tesouro americano. No Brasil, o governo negocia com bancos privados, fundos de investimentos e o BNDES um plano de socorro de valor ainda indefinido. A gravidade da situação foi confirmada pelo balanço da Gol. No primeiro trimestre de 2020, a empresa perdeu R$ 2,3 bilhões. No mesmo período do ano passado, os prejuízos eram de R$ 32 milhões.

Setor automotivo de volta aos anos 90
A crise do coronavírus fez as vendas de veículos repetirem os níveis de quase 30 anos atrás. Em abril, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves totalizaram 51.362 unidades, o que representa uma queda de 77% na comparação anual. ;Lamentavelmente, voltamos aos patamares de vendas do início da década e, no setor como um todo, aos volumes de 1992;, disse, em nota, Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a associação das concessionárias.

;O coronavírus atropelou as empresas paradas no tempo;
O consultor especializado em tecnologia Eduardo Tancinsky diz que tem se surpreendido com o número de companhias que não sabem como vender pela internet. ;O coronavírus atropelou as empresas que estavam paradas no tempo;, diz ele. ;Conheço redes de franquias donas de produtos com potencial de vendas online que não têm ideia de como colocar suas mercadorias na casa dos clientes.; Na opinião do especialista, a pandemia deixará para trás quem não se abriu para a transformação digital.

Cinemark fatura com pipocas e copos vendidos pela internet
A Cinemark, segunda maior rede de cinemas
do mundo, aposta na criatividade para gerar algum faturamento enquanto as suas salas permanecem fechadas. Há alguns dias, fechou parceria com
o iFood para vender pipoca e itens de bomboniere
pelo aplicativo. Por enquanto, apenas a cidade de
São Paulo conta com o serviço, mas a ideia é levá-lo
para outros municípios. A empresa também passou a vender na loja virtual objetos como garrafas e copos temáticos de grandes sucessos do cinema.

Rapidinhas
; Uma projeção feita pela consultoria LCA mostra o estrago que a crise do coronavírus provocará no setor da construção civil. Segundo o estudo, o segmento pode encolher até 10% em 2020. A construção sofre no Brasil. De 2014 a 2018, nos anos Dilma e no pós-impeachment, encolheu 30%. O breve refresco veio em 2019, quando avançou 1,6%.


; A Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, apresentou os resultados de vendas das 224 lojas reabertas em municípios que permitiram a retomada das atividades comerciais. A surpresa foi positiva. Segundo a empresa, as unidades que voltaram a funcionar têm desempenho igual ao do período que antecede a crise do coronavírus.


; A Afya Educacional, maior grupo brasileiro de ensino na área de medicina, estreia hoje a segunda temporada da websérie Residência Médica. Os novos episódios abordarão os 51 diagnósticos que mais caem em provas de residência médica. O fio condutor á a saúde mental dos alunos.


; Lançada em 2018, a websérie foi primeira do gênero no mundo. Com fins acadêmicos, ela é produzida em um hospital de verdade, com professores médicos presentes no set de gravação. A série gratuita é destinada, principalmente, a estudantes, médicos e profissionais da saúde. Para assistir, o interessado deve acessar o endereço medcel.com.br/serie.

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