Formatura antes do previsto

Formatura antes do previsto

postado em 10/05/2020 00:00
 (foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)


Em caráter excepcional para auxiliar nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a antecipação da formatura de alunos de cursos da área da saúde. A medida engloba todo o sistema federal, instituições mantidas pela União e instituições particulares de ensino superior. De acordo com a pasta, 1.058 médicos, 150 enfermeiros, 23 farmacêuticos e 10 fisioterapeutas foram graduados mais cedo por isso, totalizando, até agora, 1.241 novos profissionais da saúde. No DF, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac) possibilitou a colação de grau de 87 estudantes de medicina no fim de abril em esquema de drive-thru.

Os estudantes receberam o certificado de conclusão dentro do carro. Erick Neres, 26, é um dos recém-graduados pelo Uniceplac. A formatura do médico estava prevista para somente daqui dois meses, em 24 de junho. O jovem planejava descansar por pelo dois meses antes de investir na carreira. A antecipação do diploma mudou os planos. ;Além desse período sabático, eu queria continuar estudando para a prova de residência. Quero fazer isso ainda, mas vou aproveitar este tempo para fazer plantões e adquirir experiência;, conta. Antes mesmo de efetivar a inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), oportunidades de emprego começam a surgir para Erick.

São ofertas em hospitais de diversas cidades, em especial de Manaus (AM), que recentemente entrou em colapso devido ao número de casos e mortes por covid-19. ;A priori, estou querendo ir para alguns lugares a fim de ajudar na batalha contra o coronavírus. Recebi ofertas de várias regiões, mas ainda estou tomando uma decisão.; A reflexão é muito importante para definir os próximos passos. ;Meu pais ficam muito aflitos com a possibilidade de eu ir para a linha de frente, mas, se posso ajudar, acho que é quase que uma obrigação moral minha;, afirma. A tão sonhada formação, ainda que motivada pelo cenário extraordinário, traz no fundo esperança de dias melhores.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação