Amor à mesa

Amor à mesa

Fazer uma decoração bonita para o almoço ou café da manhã do Dia das Mães é um forma de demonstrar afeto

Por Silvana Sousa*
postado em 10/05/2020 00:00
 (foto: @casadakah/Instagram
)
(foto: @casadakah/Instagram )
Novos tempos pedem diferentes formas de comemorar. O Dia das Mães que, para muitos, significa uma reunião da família em um local especial, hoje pede cautela e a privacidade do lar. Mas, para que a mãe continue se sentindo a estrela da festa, uma mesa posta pode ajudar a trazer um ar mais elegante ao almoço do Dia das Mães.

Karina Avelino é especialista em mesa posta e acredita que reunir a família para uma refeição, ato que vem sendo resgatado, é uma oportunidade de gerar memórias afetivas em tempo difíceis ;Esse costume é deixado de lado pela rotina, mas o isolamento é a oportunidade de aproveitar um tempo de qualidade com a família, em especial em datas comemorativas como o Dia das Mães;, diz.

Segundo Karina, para montar uma mesa bonita e convidativa à família, não é necessário ter apenas utensílios caros e arranjos bem elaborados. Ela garante que é possível adaptar o que a pessoa tem em casa e que muitas vezes está esquecido no armário.

Louças brancas, guardanapos, panos de pratos e talheres são comumente guardados para ocasiões especiais. ;Misturar é uma boa prática. Às vezes a pessoa tem apenas poucas peças de um jogo antigo que foi se quebrando ou sendo perdido à medida que era usado. Combiná-los com outro jogo que está pela metade é uma saída criativa e que fica muito bonita;, defende a meseira Claudete Gomes.

Claudete explica que, diferentemente das mesas clássicas, nas quais prevaleciam apenas jogos americanos completos, por vezes brancos e como pequenos detalhes em cores diversas, a mesa-posta contemporânea tem a mescla de texturas, cores e matérias como uma característica marcante e, por isso, as pessoas não precisam se preocupar em ter tudo completo para montar uma boa mesa.

Improvisação

Para quem não tem jogo americano e possui apenas pratos sem detalhes, Claudete Gomes dá a dica de usar panos de pratos mais chamativos e coloridos como apoio, seja dobrando-o e o colocando à frente da louça, ou mesmo por baixo, com a estampa sobressaindo no fundo do prato. ;É uma coisa simples e barata. Se o pano de prato é liso, dá para fazer uma aplicação rápida de renda na ponta, ou fazer um bico de croche;, ensina.

Outra solução para sousplat ; peça que vai abaixo do prato, como um forro ; é usar um papelão. Para isso, é preciso cortá-lo arredondado e um pouco maior do que o prato e depois aplicar um tecido velho ou até mesmo usar papéis coloridos ou fitas para decorar.

Nesse momento, também pode ser produtivo e divertido convidar as crianças para participar. Colocá-las para pintar os sousplats de papel como tinta guache, ou até mesmo desenhar, ajuda a dar um toque afetivo às peças da mesa e é um momento em família, garante a especialista.

Já na hora de improvisar os guardanapos, vale usar tecidos que estejam guardados ou até mesmo optar pelo tradicionais de papel, que podem ser dobrados e amarrados com pequenos pedaços de fita, presos com anéis ou barbante.

Quem não tem arranjo de mesa pode improvisar com folhagens que encontra no jardim ou realocar alguma planta artificial que tenha em casa para o centro. ;Um ideia bem em conta é usar vidros de embalagens como a do leite de coco para fazer um vaso. Ele pode ser adornado como barbante, pintado com tinta, a criatividade é quem manda. Enchê-lo como sal grosso cria uma textura parecida como cristais e é uma solução rápida e prática;, recomenda Claudete.

Frutas ajudam a trazer um colorido à mesa. Como suporte para colocá-las, bombonieres e travessas cumprem bem o papel. ;Procurar referências e ideias em redes sociais é interessante para abrir o leque de possibilidades;, garante a meseira Karina Avelino.

Outra possibilidade é usar as frutas como marcadores de lugar. Para isso, a recomendação é cortar uma laranja ou limão siciliano, e fixar o nome da pessoa em um papel colado a um palito de dente. O marcador pode ser colocado em cima do prato como um charme ou a frente da louça.

*Estagiária sob supervisão de Taís Braga


Para quem tem quintal, montar a mesa ao ar livre ajuda a criar um ambiente leve para o almoço deste domingo.


Para quem não quer se arriscar muito na montagem da mesa posta, elaborar um pequeno suporte de café da manhã é uma opção simples, porém afetuosa.


Misturar jogos americanos é uma forma de criar uma mesa posta moderna, mas ao mesmo tempo harmônica.


O café da manhã pode ser montado em uma pequena mesa da casa, como a da varanda.


Para quem não tem porta- guardanapos, utilizar anéis é uma solução elegante.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação