Palavra de especialista

Palavra de especialista

postado em 24/05/2020 00:00
Aceleração do aprendizado digital

"Empresas ficaram anos debatendo sobre quando participariam da transformação digital. Elas sabiam que queriam entrar no mundo virtual, mas não conseguiam dar o primeiro passo. Quando a pandemia chegou, em quatro semanas, todo mundo estava 100% na internet. A necessidade é a mãe da mudança! As transformações também aconteceram para pessoas comuns. Lembro que, alguns anos atrás, ouvia muitas pessoas dizerem que não combinavam com a tecnologia, principalmente as mais velhas. Diziam que só sabiam mexer no WhatsApp e que já tinham tentado, mas não conseguiam aprender outras ferramentas.

Quando a pandemia chegou, as pessoas aprenderam, em poucos dias, algumas ferramentas que se faziam necessárias. Senhoras do Brasil inteiro aprenderam a mexer no Instagram em dois dias para ver a live da igreja ou do padre predileto. Algumas dessas pessoas não sabiam bem o que eram lives até poucas semanas atrás. Executivos aprenderam rapidamente a entrar em videoconferência em diversas ferramentas das quais nunca tinham ouvido falar. Empresários do ramo de alimentação tiveram que se cadastrar nos aplicativos de delivery em poucos dias para não perderem vendas. Mães de família que nunca tinham pedido comida por delivery, em poucas semanas já viraram experts em iFood, Rappi e Uber Eats. Artistas do ramo da música descobriram que podem faturar mais nas lives do que em shows. Tudo isso chegaria em nossas vidas devagar ao longo de 10 anos ou mais, mas o isolamento social fez surgir a necessidade de acelerarmos o processo."

Tony Ventura, referência em tecnologia, viaja o mundo buscando ferramentas




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação