Ibaneis Rocha passa por cirurgia no aparelho digestivo

Ibaneis Rocha passa por cirurgia no aparelho digestivo

O chefe do Executivo local deu entrada no Hospital DF Star, após sentir fortes dores abdominais e precisou passar por uma cirurgia de emergência. A operação correu bem, no entanto, o governador deve permanecer em acompanhamento, sem previsão de alta

ANA MARIA CAMPOS ALEXANDRE DE PAULA DARCIANNE DIOGO
postado em 27/05/2020 00:00
 (foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)


O governador Ibaneis Rocha (MDB) segue sem previsão de alta hospitalar ; ele está internado desde segunda-feira. O chefe do Executivo local está sob os cuidados da equipe médica do Hospital DF Star, na Asa Sul, da Rede D;Or, após ter passado por uma cirurgia no aparelho digestivo na madrugada de ontem. Profissionais da saúde acreditam que um osso ingerido durante a alimentação provocou a perfuração intestinal, o que levou à necessidade da operação de emergência.

Ao Correio, Ibaneis afirmou que a cirurgia correu bem. ;Foi um sucesso (cirurgia). Terminou às 4h da manhã;, disse. Contudo, apesar de a operação ter ocorrido sem complicações, a equipe médica destaca a necessidade do acompanhamento nas primeiras 48 horas pós-cirurgia.

O procedimento ocorreu por volta da 1h de ontem pelo cirurgião Ronaldo Cuenca. Também participaram da operação o médico intensivista Marcelo Maia, coordenador das Terapias Intensivas Rede D;Or, e o cardiologista João Poeys Jr., coordenador Médico da Emergência do DF Star. ;O pós-operatório é muito importante, todo corpo reage a uma cirurgia e precisamos acompanhar isso. Então, essas 48 horas de observação são muito importantes para nós;, ressaltou Cuenca. O emebedista está consciente e respira sem ajuda de aparelhos.

O cirurgião explicou que a perfuração ocorreu em um ponto do intestino em que há facilidade maior para o ato cirúrgico, o que reduziu riscos. ;Foi um corpo estranho que, provavelmente, passou despercebido na ingestão de algum tipo de alimento, a suspeita maior recai sobre um pedacinho de um osso de galinha ou espinha de peixe. Ele atingiu um lugar do intestino em que podemos mexer com mais tranquilidade e facilidade;, esclareceu.

Consulta de rotina
Ibaneis esteve do Hospital DF Star na última quinta-feira e permaneceu na unidade até sábado para passar por um check-up. O governador, no entanto, deixou o local sem nenhum problema de saúde, mas sentiu-se mal na tarde de segunda-feira.

De acordo com os médicos, ele apresentava fortes dores abdominais. ;Logo que chegou, foi medicado e submetido a diagnósticos. Os exames não mostraram alterações, mas ele foi mantido conosco e, seis horas depois, repetimos os exames e começaram a haver alterações;, contou o diretor-geral do Hospital DF Star, Pedro Henrique Loretti.

;Após o resultado da nova tomografia, avaliamos a possibilidade de intervenção cirúrgica;, acrescentou Marcelo Maia.Porém, os exames não foram suficientes para um diagnóstico exato e, também, por isso, houve a decisão pela cirurgia por vídeo. ;Foi uma decisão correta, poderíamos encontrar um quadro muito pior;, avaliou o cirurgião Ronaldo Cuenca. Um novo boletim médico sairá hoje, às 10h.




"Foi um corpo estranho que, provavelmente, passou despercebido na ingestão de algum tipo de alimento;
Ronaldo Cuenca, cirurgião




"Os exames não mostraram alterações, mas ele foi mantido conosco e, seis horas depois, repetimos os exames e começaram a haver alterações;
Pedro Henrique Loretti, diretor-geral do Hospital DF Star





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação