Documentário do Sesc mostra a recuperação do Pantanal após incêndios

Correio Braziliense
postado em 24/11/2021 15:03 / atualizado em 24/11/2021 15:03
 (crédito: Acervo CNC)
(crédito: Acervo CNC)

A mobilização de pesquisadores, comunidades, ONGs, instituições e fazendeiros para proteger o Pantanal, logo após o pior incêndio do bioma, ocorrido em 2020, é o tema do documentário Heróis do Fogo 2 – Rede Unida pelo Pantanal.

Produzido pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal, o vídeo de 29 minutos traz 13 depoimentos interligados pelos primeiros passos da recuperação da região e pela união, com foco na prevenção e combate a incêndios florestais. A preparação e a articulação para evitar um novo desastre, num ano que se anunciava ainda mais seco, contribuíram para a redução dos focos na temporada da seca 2021.

Esse é o segundo registro realizado pelo Polo sobre a ocorrência do fogo, que atingiu 93% da área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal), a maior do País. O primeiro documentário foi vencedor regional do Prêmio Aberje na categoria audiovisual. O filme fala do trabalho da Brigada Sesc Pantanal para combater o incêndio e do grupo de pesquisadores que levantava dados sobre o impacto do evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação