Maior projeto privado de conservação do Brasil, Sesc Pantanal faz 25 anos

Correio Braziliense
postado em 27/07/2022 16:29
 (crédito: Sesc Pantanal)
(crédito: Sesc Pantanal)

O Sesc Pantanal completa 25 anos de criação com diversas ações em andamento. A maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do País, com mais de 108 mil hectares, é cenário de pesquisas e intercâmbios que visam à conservação de um dos mais ricos biomas do mundo.

A unidade do Sesc Pantanal presta serviços ecossistêmicos que são vitais à dinâmica da região, como a purificação das águas, a redução dos impactos das mudanças climáticas, a produção de solo fértil e a diminuição dos riscos associados aos fenômenos naturais extremos. Além disso, a RPPN gera renda às comunidades locais por meio de diversos projetos e movimenta o turismo, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Recentemente, pesquisadores e estudantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique participaram de uma ação no local, por meio de parceria com a Swissnex, extensão da Secretaria de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça, com o Polo Socioambiental Sesc Pantanal. O intercâmbio tem como proposta o desenvolvimento de projetos inovadores para a conservação do Pantanal por meio do turismo científico.

A RPPN também integra o projeto Abrace o Pantanal, que prevê o combate a incêndios na região, em tempo real. A reserva recebeu parte das câmeras de monitoramento, que têm capacidade de detectar focos em questão de segundos, com a identificação do local exato, acelerando os protocolos de combate ao fogo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação