noticias

Quando a cirurgia eletiva não pode ser adiada

Correio Braziliense
postado em 07/08/2020 01:52
 (crédito: Edgar Marra Silveira)
(crédito: Edgar Marra Silveira)
Dr Arnaldo Nacarato;Temos operado de emergência muitos pacientes que adiam suas cirurgias eletivas.; Este é o alerta do chefe da cirurgia geral do Hospital Brasília e do Hospital Águas Claras, o cirurgião Arnaldo Nacarato. Ele conta que algumas patologias não podem esperar e que uma cirurgia simples pode se tornar de urgência se for negligenciada. É o caso, por exemplo, de pacientes com pedra na vesícula, segundo o especialista. A retirada da vesícula ; colecistectomia ; é uma cirurgia que, se for adiada indevidamente, pode gerar complicações, como perfuração do órgão, formação de abscessos no fígado e até mesmo o óbito.

As cirurgias bariátricas também não devem mais ser postergadas. Nacarato lembra que pacientes jovens obesos estão sendo vítimas das formas graves de Covid-19. ;Muitos desses pacientes têm indicação de cirurgia bariátrica, que não precisam mais ser adiadas;, explica. Também entram na lista as cirurgias oncológicas, que não podem ser adiadas de forma alguma.

O cirurgião conta que há fluxos de segurança implementados no Hospital Águas Claras e no Hospital Brasília que garantem que o paciente que se interna para uma cirurgia não vai ter contato com profissionais que estão atuando na linha de frente da Covid-19 nem com outros pacientes acometidos pelo novo coronavírus. ;Um diferencial dos dois hospitais é que, para os pacientes que estão esperando para fazer uma cirurgia, o exame de detecção do coronavírus é feito na residência. O laboratório vai até o paciente. Só com o resultado negativo é que prosseguimos com a indicação do procedimento;, explica Arnaldo Nacarato. Além disso, esse paciente vai direto para o quarto na admissão, evitando que fique exposto. A ida para o centro cirúrgico também se dá pela chamada ;rota verde;, por onde nenhum paciente positivo para a

Covid-19 passa. Dentro do centro cirúrgico, os pacientes são divididos em áreas separadas e com times exclusivos de profissionais de saúde.

;Na hora da indicação cirúrgica, também estudamos se é possível fazer o procedimento por via laparoscópica, uma cirurgia menos invasiva, com menor tempo de internação hospitalar e de recuperação mais rápida;, explica o especialista. Nacarato ressalta ainda que o paciente não pode decidir sozinho sobre o adiamento de uma cirurgia, mesmo em tempos de pandemia. ;Só quem pode dizer qual o melhor momento é o especialista, junto com o paciente e a família;, conclui.
 
[VIDEO1]

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags