Comunicação ágil e otimização do tempo

Correio Braziliense
postado em 01/10/2020 15:53 / atualizado em 01/10/2020 15:58

Cápsula do Pneumático
Cápsula do Pneumático (foto: JOSE SIRLEY)

Uma coleta de exames realizada em qualquer lugar do hospital chega em poucos minutos à unidade do laboratório Exame, localizada no subsolo, por meio do sistema pneumático. Este transporte, feito por uma cápsula, é um dos poucos existentes no DF e liga todos os postos de enfermagem ao laboratório, à agência transfusional e à farmácia central.

Outro sistema que otimiza o tempo são os dispensários eletrônicos. Parecidos com “máquinas de venda automática”, os dispensários das medicações só podem ser acessados com credenciais (digitais) e os medicamentos são estritamente regulados pela prescrição médica. Com o sistema ligado à farmácia central, assim que sai qualquer produto, este já é reposto sem precisar fazer pedidos. Além disso, se o atendimento não for prestado ao paciente, é possível realizar a devolução ao estoque.

“Se eu preciso de uma bolsa de sangue, antibiótico ou um exame, tudo vai pelo pneumático. Aliado aos dispensários, reduzimos muito o tempo de envio de medicamentos e exames, garantindo mais segurança no processo e evitando trânsito de carrinhos e de pessoas nos corredores do hospital”, avalia o médico.

Dispensário
Dispensário (foto: JOSE SIRLEY)

 

Menos impacto para o meio ambiente e mais rapidez para os pacientes

O Hospital Águas Claras possui alguns dos mais modernos equipamentos de imagem e é possível realizar um raio-x em qualquer lugar do hospital, graças à máquina portátil. A imagem é enviada diretamente ao prontuário do paciente. Os laudos também são disponibilizados eletronicamente assim que são emitidos, sem necessidade de uso de papel.

Leitura de exames no prontuário eletrônico
Leitura de exames no prontuário eletrônico (foto: JOSE SIRLEY)

A máquina de ressonância magnética foi projetada para emitir o menor nível de ruído, resultando em maior conforto para o paciente durante a realização dos exames. Outra vantagem é o menor uso do gás hélio, o que beneficia o meio ambiente. “Na manutenção da máquina de ressonância, não é necessária a retirada do hélio. Alguns equipamentos utilizam mais de 1.500 litros de gás, este utiliza apenas 7 litros. É um dos únicos equipamentos da América Latina”, explica o coordenador do pronto-socorro.

“A ideia é que, agora em outubro, o hospital já esteja totalmente paperless, ou praticamente sem uso de papel, o que é outra forma de reduzir o impacto para o meio ambiente”, completa Alex Cembranel. O único papel impresso ainda será o receituário ou um relatório, caso seja necessário. Todo trâmite interno é feito por meio eletrônico. O paciente recebe login e senha para ter acesso aos exames e laudos pelo site, bem como pode solicitar o impresso, se desejado.

Segurança acima de tudo

O médico ainda lembra que o Hospital Águas Claras é um dos poucos no Brasil que possui leitura facial para a equipe médica, o que restringe o acesso a determinadas áreas.

Outra inovação são os extratores de fumaça nos corredores, o que significa mais segurança para pacientes e profissionais de saúde em um momento de emergência. As escadas com pressão positiva e elevadores que não param de funcionar garantem uma evacuação mais segura em casos de incêndio.

Leitura Facial
Leitura Facial (foto: JOSE SIRLEY)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação