Palavra de especialistas: Pediatria

Mario Ferreira Carpi, coordenador do pronto-socorro pediátrico do Hospital Águas Claras fala sobre cuidados com as crianças nas férias

Correio Braziliense
postado em 29/12/2020 16:44
 (crédito: Arquivo Hospital Águas Claras)
(crédito: Arquivo Hospital Águas Claras)

O que os pais podem fazer para prevenir acidentes com crianças nas férias?

Quedas, queimaduras com líquidos quentes e elétricas, intoxicações por meio de medicamentos e produtos de limpeza e os afogamentos são acidentes que podem ocorrer com maior frequência. Como não conseguimos estar vigilantes o tempo todo, sugiro algumas medidas preventivas: limitar o acesso das crianças à cozinha e área de serviço; cercar as piscinas com grades ou, ao menos cobri-las com capas de proteção específicas; jamais deixar crianças na piscina sem supervisão ou confiando nas boias de braço; manter equipamentos de flutuação acessíveis na piscina, como pranchas e boias salva-vidas. Além disso, não deixar medicamentos ao alcance das crianças e nem móveis ou cadeiras perto de parapeitos de janelas ou sacadas. Para os que vão viajar para a praia, o alerta é para utilização do protetor solar. Não se esqueça também de oferecer bastante água aos pequenos.

Como proceder com as crianças em voos e embarcações?

Os cuidados para prevenir a Covid 19 são os mesmos já amplamente divulgados: manter o distanciamento social, evitar as aglomerações, utilizar máscaras em locais públicos (exceto em crianças menores de 2 anos de idade) e higienizar as mãos. Dentro do avião, não há como manter distanciamento, mas há como manter a higienização das mãos por meio do uso de álcool gel 70% (leve consigo o seu próprio) e o uso de máscara.

Na ceia de Ano Novo, alguma recomendação especial para as crianças?

Dois tipos de problemas podem ocorrer nestas ocasiões de festas e de férias: as alergias e as intoxicações alimentares. A dica é evitar oferecer para as crianças alimentos com maior potencial alergênico. Quanto aos bebês, as proteínas do leite de vaca e do ovo devem ser evitadas. Para as crianças em geral, evite frutos do mar, castanhas, amendoim, frutas vermelhas e kiwi. Evite ainda alimentos crus ou mal cozidos. E é sempre bom lembrar: os cuidados com a preparação dos alimentos e com a higiene das mãos devem ser constantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação