Palavra de especialistas: Ortopedia

Rodrigo Caselli, cirurgião de trauma alerta para os cuidados no período de festas e para prevenir acidentes

Correio Braziliense
postado em 29/12/2020 17:39
 (crédito: Arquivo Hospital Águas Claras)
(crédito: Arquivo Hospital Águas Claras)

Quais os cuidados que devemos ter neste período, especialmente no Réveillon?

Infelizmente, festas de final de ano levam a um consumo exagerado de álcool e consequentemente, ao aumento dos casos de violência e acidentes de trânsito. Se beber, não dirija. Pratique um consumo moderado de álcool. Evite aglomerações e confusões. Nos preparativos em casa, evite subir em cadeiras ou caixas para colocar enfeites ou luzes. Utilize escadas de forma segura.

Se acontecer algum acidente, o que deve ser feito?

No caso de traumas graves, deve-se manter a calma e ligar para os serviços de emergência 192 ou 193 e seguir as orientações. Se houver algum sinal de sangramento importante, tente comprimir com pano limpo até a chegada do socorro. No caso de acidentes menos graves, como quedas ou pequenos ferimentos, procure uma avaliação médica. Em caso de queimaduras, não utilize soluções caseiras. Proteja o ferimento com pano limpo e úmido e procure o serviço médico. Não precisa ter medo de ir ao hospital por causa da Covid-19, há fluxos seguros de circulação de pacientes.

Alguma dica para prevenir acidentes mais comuns nas férias?

No caso da prática de esportes, radicais ou não, use sempre equipamentos adequados de segurança. Especialmente no caso de bicicletas, patins, skates e patinetes, é preciso ter atenção ao uso de capacetes e ao respeito às leis de trânsito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação