Oito pessoas, incluindo seis turistas franceses, assassinados no Níger

É o primeiro ataque deste tipo contra turistas ocidentais nessa zona, que se tornou uma atração turística há mais de 20 anos; zona é refúgio para os extremistas sahelianos

Agência France-Presse
postado em 09/08/2020 21:13 / atualizado em 09/08/2020 21:14
Carro onde seis turistas franceses, seu guia local e o motorista foram mortos por um pistoleiro não identificado -  (crédito: AFP)
Carro onde seis turistas franceses, seu guia local e o motorista foram mortos por um pistoleiro não identificado - (crédito: AFP)

Seis franceses e dois nigerianos foram mortos neste domingo (9/8) por homens armados que chegaram de motocicleta na área de Kouré, no Níger, que abriga os últimos rebanhos de girafas da África Ocidental.

"Há oito mortos: dois nigerianos, incluindo um guia (turístico) e um motorista, os outros seis são franceses", disse o governador de Tillabéri, Tidjani Ibrahim Katiella, à AFP.

"A maioria das vítimas foi morta a tiros e uma mulher conseguiu fugir, foi recapturada e teve a garganta cortada", acrescentou a fonte.

"Não se sabe a identidade dos agressores, que chegaram de motocicleta entre a vegetação e aguardaram a chegada dos turistas", acrescentou.

"O veículo utilizado pelos turistas era da organização não governamental Acted", disse.

O governo francês confirmou a morte dos seis cidadãos franceses, mas não revelou suas identidades. Acrescentou que o presidente, Emmanuel Macron, havia conversado com o mandatário nigerino, Mahammadu Issufu.

A AFP obteve fotos do ataque, que mostram corpos das vítimas e o veículo com marcas de tiros e parcialmente incendiado.

É o primeiro ataque deste tipo contra turistas ocidentais nessa zona, que se tornou uma atração turística há mais de 20 anos.

Essa região está situada nas "três fronteiras", entre Níger, Burkina Faso e o Mali, transformada em um refúgio para os extremistas sahelianos, como o Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS).

Em 8 de janeiro de 2011, dois jovens franceses, sequestrados no dia anterior no centro de Niamey, foram assassinados no território do Mali durante uma intervenção militar franco-nigeriana que buscava resgatá-los.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação