OMS aguarda 'com impaciência' para analisar vacina russa contra covid-19

O início da fase final dos testes, dos quais participarão mais de 2 mil pessoas, estava previsto para hoje, segundo o presidente russo

Agência France-Presse
postado em 12/08/2020 20:00
 (crédito: Divulgação/Governo Federal)
(crédito: Divulgação/Governo Federal)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira que aguarda "com impaciência" para analisar o resultado dos testes clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia, anunciada ontem pelo presidente Vladimir Putin.

O início da fase final dos testes, dos quais participarão mais de 2 mil pessoas, estava previsto para hoje, segundo o presidente russo.

"A OMS está em contato com cientistas e autoridades russas e aguarda com impaciência para analisar os detalhes dos testes clínicos", indicou a organização internacional. "Acelerar a pesquisa da vacina deveria ocorrer seguindo os procedimentos estabelecidos em cada etapa, para garantir que todas as vacinas que serão produzidas sejam eficazes e seguras", assinalou a OMS, que pediu, ainda, "um acesso rápido, justo e equitativo no mundo inteiro".

A Rússia não publicou estudos detalhados dos resultados dos testes clínicos mostrando a eficácia de sua vacina. A OMS reagiu ontem com cautela ao anúncio de Putin e lembrou que a homologação de uma vacina exige um "procedimento rigoroso".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação