Irã aborda petroleiro em águas internacionais do Golfo, denuncia EUA

A denuncia da operação hostil foi feita pelo Comando Central dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 13/08/2020 10:49 / atualizado em 13/08/2020 13:48
A imagem mostra as forças iranianas embarcando em um navio-tanque em águas internacionais no Golfo de Omã. Usando um helicóptero e dois navios ocuparam o navio por várias horas. -  (crédito:  Comando Central dos EUA (CENTCOM) / AFP)
A imagem mostra as forças iranianas embarcando em um navio-tanque em águas internacionais no Golfo de Omã. Usando um helicóptero e dois navios ocuparam o navio por várias horas. - (crédito: Comando Central dos EUA (CENTCOM) / AFP)

As forças iranianas abordaram um petroleiro em águas internacionais do Golfo, utilizando um helicóptero e dois navios para assumir o controle da embarcação, denunciou nesta quinta-feira o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom).

O governo dos Estados Unidos acusa de maneira frequente a República Islâmica de executar operações hostis.

"Hoje, em águas internacionais, as forças iranianas, com dois navios e um helicóptero iraniano "Sea King", alcançaram e abordaram um navio chamado "Wila"", afirmou o Centcom no Twitter.

As águas internacionais constituem uma zona marítima livre, sobre a qual nenhum Estado tem jurisdição.

No mesmo tuíte, o Centcom publicou um vídeo em preto e branco que mostra um helicóptero sobrevoando de perto um navio.

O petroleiro está atualmente no Golfo de Omã, perto do Estreito de Ormuz, um ponto de passagem por onde transita um terço do petróleo transportado por mar no mundo, segundo o portal Marine Traffic, especializado em monitorar o tráfego marítimo.

O navio é um petroleiro construído em 1997 com bandeira da Libéria, informa o site.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação