Missão brasileira de ajuda humanitária desembarca no Líbano

Equipe é liderada pelo ex-presidente Michel Temer

Jailson Sena*
postado em 13/08/2020 16:29 / atualizado em 13/08/2020 16:42
 (crédito: Crédito/Suboficial Alexandre Manfrim)
(crédito: Crédito/Suboficial Alexandre Manfrim)

A delegação brasileira enviada para uma missão humanitária de ajuda ao Líbano pousou nesta quinta-feira (13/8) em Beirute, cidade que sofreu com uma sequência de explosões que deixou mais de 170 mortos e 6 mil feridos. A delegação foi recebida no Aeroporto Internacional de Beirute por autoridades locais, lideranças religiosas e integrantes da Força-Tarefa Marítima (FTM) UNIFIL, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O ex-presidente Michel Temer, chefe da missão, falou sobre a ajuda humanitária ao país.“O povo brasileiro está muito empenhado em ajudar o Líbano. Estamos trazendo, agora, seis toneladas de alimentos e medicamentos. Mais 4 mil toneladas de arroz virão por via marítima. Além disso, a comunidade libanesa me comunicou, hoje pela manhã, que ainda há mais 20 toneladas arrecadadas”, afirmou Temer, que é filho de imigrantes libaneses.

Missão humanitária no Líbano
Missão humanitária no Líbano (foto: Suboficial Alexandre Manfrim)

O contra-almirante Sérgio Salgueirinho, comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, destacou a importância da presença brasileira no Líbano. “O Brasil entrou na missão em 2011. Nós estamos aqui, consecutivamente, desde essa época. Então, vamos completar 10 anos de missão. É um orgulho e um privilégio”, disse.

Em seguida, a delegação brasileira deslocou-se para o Palácio Presidencial de Baabda, onde se encontrou com o presidente do Líbano, Michel Naim Aoun. Participaram da reunião Temer, os senadores Nelson Trad (PSD-MS) e Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES); o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Almirante Flávio Rocha; o secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, embaixador Kenneth Félix Hacynski da Nóbrega; o encarregado de Negócios do Brasil em Beirute, Jandyr Ferreira dos Santos; o general Carlos Augusto Sydrião e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

Missão humanitária no Líbano
Missão humanitária no Líbano (foto: Suboficial Alexandre Manfrim)

*Estagiário sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação