Coreia do Sul isola fiéis de igreja protestante após casos de covid-19

Milhares de membros de uma igreja protestante em Seul e na província vizinha de Gyeonggi, onde mora quase metade da população do país, estão proibidos de realizar reuniões

Agência France-Presse
postado em 17/08/2020 08:53 / atualizado em 17/08/2020 08:54
Funcionários do governo vestindo roupas de proteção estão em um posto de controle temporário para restringir o acesso à Igreja Sarang Jeil em Seul em 17 de agosto de 2020.  -  (crédito: Jung Yeon-je / AFP)
Funcionários do governo vestindo roupas de proteção estão em um posto de controle temporário para restringir o acesso à Igreja Sarang Jeil em Seul em 17 de agosto de 2020. - (crédito: Jung Yeon-je / AFP)

O governo sul-coreano determinou nesta segunda-feira uma quarentena para milhares de membros de uma igreja protestante de Seul, após a detecção de vários focos de contágio do novo coronavírus em comunidades religiosas no país.

Durante o fim de semana, as autoridades anunciaram restrições e proibiram reuniões religiosas em Seul e na província vizinha de Gyeonggi, onde mora quase metade da população do país, ante o temor de uma segunda onda de infecções em um dos países que conseguiu frear a propagação do vírus de maneira mais eficiente.

O principal foco de contágios, segundo as autoridades, está na igreja Sarang Jeil de Seul, onde foram detectados 315 casos. As autoridades determinaram uma quarentena para 3.400 membros da comunidade.

Um em cada seis fiéis da igreja, liderada por um polêmico pastor que é uma das principais figuras dos protestos contra o presidente Moon Jae-in, foi diagnosticado com resultado positivo para covid-19, afirmou o vice-ministro da Saúde, Kim Gang-lip.

A Coreia do Sul é considerada um dos países com a melhor gestão da pandemia, sem a necessidade de aplicar um confinamento generalizado, com um sistema que consiste em fazer testes em larga escala, isolar os infectados e as pessoas com as quais estiveram em contato e assim romper as cadeias de transmissão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação