Trinta novas espécies de invertebrados são descobertas em Galápagos

Entre as descobertas estão quatro espécies de lagostas okupa, uma de coral copa gigante, dez de corais de bambu, três de octocorais, uma de estrela-quebradiça e 11 de esponjas

Agência France-Presse
postado em 17/08/2020 20:02
Guardas florestais movem tartarugas chelonidis hoodensis antes de serem soltos na área chamada Las Tunas, a 2,5 km da costa da Ilha Espanola no arquipélago de Galápagos -  (crédito: AFP)
Guardas florestais movem tartarugas chelonidis hoodensis antes de serem soltos na área chamada Las Tunas, a 2,5 km da costa da Ilha Espanola no arquipélago de Galápagos - (crédito: AFP)

Trinta novas espécies de invertebrados, como lagostas e corais, foram descobertas na reserva marinha do arquipélago equatoriano de Galápagos, a segunda maior do mundo, informou nesta segunda-feira (17/8) o Parque Nacional de Galápagos (PNG).

Entre as descobertas estão quatro espécies de lagostas okupa, uma de coral copa gigante, dez de corais de bambu, três de octocorais, uma de estrela-quebradiça e 11 de esponjas, destacou a entidade em um comunicado.

Também foi encontrado o primeiro coral macio solitário gigante conhecido no Pacífico Tropical Oriental, reportou em outro comunicado a Fundação Charles Darwin (FCD), que integrou as instituições a cargo da investigação.

"As profundezas marinhas seguem sendo a última fronteira da Terra e este estudo permite conhecer a fundo as comunidades menos conhecidas das ilhas Galápagos", disse o cientista marinho espanhol Pelayo Salinas de León, da FCD e do projeto da National Geographic Pristine Seas, que dirigiu o estudo.

Expedição

As descobertas foram feitas com aparelhos submarinos controlados remotamente, que desceram a 3.400 metros de profundidade, segundo o PNG.

A expedição, realizada em 2015 e cujos resultados foram divulgados na segunda, explorou pela primeira vez três montanhas submarinas, situadas ao redor das ilhas Darwin e Wolf.

"Estes montes submarinos antigos se encontram dentro da Reserva Marinha de Galápagos e estão protegidos de práticas humanas destrutivas como a pesca de arrastro de fundo ou a mineração em águas profundas, atividades que têm efeitos catastróficos nestas comunidades frágeis", acrescentou Salinas de León.

Entre as ilhas Darwin e Wolf, no norte do arquipélago das Galápagos, existe um santuário natural de 38.000 km2 com a maior população de tubarões do mundo.

O diretor do PNG, Danny Rueda, manifestou por sua vez que as profundezas da reserva marinha de Galápagos, com 138.000 km2, abrigam alguns dos hábitats mais diversos que sustentam a biodiversidade das ilhas, situadas a 1.000 km da costa do Equador.

Galápagos tem um dos ecossistemas mais frágeis, com flora e fauna únicas no mundo. Serviu de laboratório natural para o naturalista inglês Charles Darwin, para que concebesse sua teoria sobre a evolução das espécies.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação