Ao menos 14 foguetes caíram na capital do Afeganistão nesta terça-feira e feriram pelo menos 10 civis, no dia em que o país celebra 101 anos de sua independência, anunciou o ministério do Interior.
Os foguetes foram lançados a partir de dois veículos em Cabul, declarou Tareq Arian, porta-voz do ministério, que informou a detenção de dois suspeitos.
"Muitos projéteis caíram sobre casas de civis em Cabul", disse Arian.
"Infelizmente, 10 civis, incluindo quatro crianças e uma mulher, ficaram feridos".
Os bombardeios aconteceram após uma cerimônia no palácio da presidência, que teve a presença do chefe de Estado Ashraf Ghani.
De acordo com testemunhas, vários foguetes caíram nas proximidades do palácio e do ministério da Defensa, em uma área altamente protegida, que também abriga diversas embaixadas.
O ataque acontece no momento em que o governo afegão e os talibãs se preparam para iniciar as negociações de paz.
As conversações devem começar quando Cabul concluir a libertação de 400 prisioneiros talibãs, autorizadas na semana passada por uma grande assembleia de líderes afegãos. Oitenta integrantes do grupo foram liberados na quinta-feira.
A cerimônia de posse de Ghani em 10 de março foi interrompida por disparos de mísseis perto do palácio, mas nenhuma pessoa ficou gravemente ferida.
Embora o Afeganistão nunca tenha feito parte do Império Britânico, o país se tornou oficialmente independente da influência britânica em 19 de agosto de 1919.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.