NOGE

Opas: ainda não há vacina para covid e não sabemos se a teremos em 6 meses

Nesse quadro, ele ressaltou a importância de se manter as medidas adotadas para conter a transmissão da doença

Agência Estado
postado em 18/08/2020 13:48 / atualizado em 18/08/2020 13:48
 (crédito: Juan Mabromata/AFP)
(crédito: Juan Mabromata/AFP)
Diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa lembrou que não há ainda vacina disponível para a covid-19, acrescentando que "não é possível dizer com segurança total se teremos uma vacina em seis meses". Nesse quadro, ele ressaltou a importância de se manter as medidas adotadas para conter a transmissão da doença.
"Mesmo as vacinas que estão em processos de ensaios clínicos adiantados, estes podem detectar que ela não é eficaz, ou não é eficaz para determinados grupos", apontou Barbosa, durante entrevista coletiva virtual. Questionado sobre a vacina desenvolvida pela AstraZeneca, ele lembrou que ela está na fase 3 de ensaios clínicos, a última, como outras sete. Ao mesmo tempo, apontou que pode ainda haver problemas nessa etapa, por isso a falta de garantias.
Barbosa explicou também que, para uma vacina ser comercializada, ela precisa estar registrada na autoridade regulatória de determinado país. "Uma vacina desenvolvida nos Estados Unidos pede o registro à autoridade regulatória dos EUA e depois pode acessar esse mercado", detalhou. Para acessar outros países, é preciso fazer pedidos para as autoridades regulatórias de cada um deles, acrescentou. Além disso, as vacinas podem se submeter a avaliações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para serem comercializadas por meio do Fundo Rotativo da Opas, que pretende facilitar seu acesso e a distribuição, complementou.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags