Califórnia pede ajuda em incêndios que obrigam milhares de pessoas a evacuar

A situação se soma a uma tremenda onda de calor, com temperaturas históricas que chegaram aos 54,4°C no Vale da Morte, e à crise de saúde pelo coronavírus

Agência France-Presse
postado em 22/08/2020 11:08 / atualizado em 22/08/2020 14:21
 (crédito: JOSH EDELSON / AFP)
(crédito: JOSH EDELSON / AFP)

Los Angeles, Estados Unidos -  O incêndio continuou a devastar o norte da Califórnia em torno de São Francisco, favorecido pelas condições climáticas com ventos e tempestades elétricas previstas para domingo.

O maior foco da região, o chamado Complexo Relâmpago LNU (norte de São Francisco), é agora o segundo incêndio mais devastador na história da Califórnia, com mais de 127.000 hectares destruídos.

Cerca de 2.600 bombeiros avançaram em seu combate ao incêndio na sexta-feira e o desastre agora foi controlado em 15%, contra 7% de sexta pela manhã, segundo o departamento de bombeiros da Califórnia, CalFire.

Embora até agora cobrisse principalmente áreas desabitadas, o LNU já destruiu 565 edificações e causou a morte de quatro pessoas.

Os dois maiores focos arrasaram um total de 240.000 hectares em todo o estado, segundo as autoridades. O incêndio começou durante a semana após 72 horas de tempestades elétricas com mais de 12.000 raios.

Chamas vorazes

A situação se soma a uma tremenda onda de calor, com temperaturas históricas que chegaram aos 54,4°C no Vale da Morte, e à crise de saúde pelo coronavírus. "Simplesmente não vemos nada parecido em muitos, muitos anos", disse na sexta-feira o governador da Califórnia, Gavin Newsom.

As vinícolas da famosa região de Napa e Sonoma, que ainda não se recuperaram de incêndios de anos anteriores, estão ameaçadas pelo Complexo SCU, que está entre os dez maiores incêndios já registrados.

Há cinco mortes vinculadas com as chamas, com quatro corpos recuperados na quinta-feira, incluindo três em uma casa incendiada na área rural do condado de Napa, disse o departamento de bombeiros (Cal Fire).

As reservas naturais também foram arrasadas. O parque estadual Big Basin Redwoods informou que alguns de seus edifícios históricos foram destruídos pelas chamas.

Alerta máximo

O sub-diretor do Cal Fire, Daniel Berlant, afirmou que há alguns avanços na contenção das chamas. Acrescentou que se espera que as temperaturas baixem levemente no fim de semana, mas que existe a possibilidade de mais raios na noite de domingo.

No total, são mais de 300 incêndios em todo o estado, incluindo mais de vinte considerados de grande magnitude. Muitos dos quase 119.000 evacuados tiveram dificuldades para encontrar refúgio e hesitam em ir para os abrigos disponibilizados pelas autoridades, com medo de contrair o coronavírus.

Moradores dos condados de San Mateo e Santa Cruz optaram por dormir em trailers estacionados em estacionamentos ou praias ao longo da costa do Pacífico. Também foi pedido aos turistas da região a abandonarem os hotéis ou casas de aluguel.

A maioria dos incêndios ocorrem em áreas despovoadas e no total já destruíram 312.000 hectares em todo o estado, uma área do tamanho de Rhode Island, disse o governador de Newson.

Brigadas de bombeiros, equipes de vigilância e de extinção de incêndios chegaram de vários estados, incluindo Oregon, Novo México e Texas, para ajudar no combate às chamas, acrescentou o governador, que pediu ajuda federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação