Iraque volta a enfrentar o terror após assassinatos em série

Os assassinatos reacenderam o temor entre a sociedade civil, que denuncia a incapacidade do Estado na hora de proteger dos ataques

Agência France-Presse
postado em 22/08/2020 14:07
 (crédito: HUSSEIN FALEH / AFP)
(crédito: HUSSEIN FALEH / AFP)

Basra, Iraque - Em menos de uma semana, dois ativistas foram assassinados e outros três se livraram por pouco no Iraque, novas vítimas dos confrontos de poder entre os pró-Irã e o primeiro-ministro, que está em uma viagem para Washington.

Enquanto o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pediu a Bagdá para desmantelar os grupos armados do país, Riham Yaaqub, uma treinadora de esportes muito envolvida nas manifestações anti-governo, foi assassinada a tiros em Basora, no sul do Iraque, na fronteira com o Irã.

Cinco dias antes, o ativista Tahsin al Shahmani morreu na mesma cidade, vítima de mais de vinte disparos. Os dois assassinatos geraram indignação nas chancelerias ocidentais, que exigiram justiça. Mas também reacenderam o temor entre a sociedade civil, que denuncia a incapacidade do Estado na hora de proteger dos ataques.

"Todos sabem quem são"

"Não houve nenhuma medida, enquanto todos sabem quem são os assassinos: os mesmos que mataram Riham, Tahsin e Hisham al Hashemi", um pesquisador que foi morto por um grupo de homens numa moto no início de julho em Bagdá, afirma à AFP Amar al Helfi, uma ativista de Basora.

Como já ocorreu com as dezenas de assassinatos cometidos desde que começou a revolta popular em outubro contra a influência de Teerã no Iraque, esses crimes também não foram reivindicados.

No total, desde o ano passado ocorreram "oito assassinatos e sete tentativas de assassinato em Basora", disse à AFP Mehdi al Tamimi, diretor do Conselho de Direitos Humanos da cidade, a mais rica em petróleo do país mas também uma das menos dotadas de infraestruturas.

Para a ONU, por trás desta campanha de sequestros, assassinatos e intimidações, estão "milícias", um termo que no Iraque é usado para designar as facções armadas pró-Irã.

No início do ano, o ritmo dos crimes diminuiu, em um Iraque confinado devido à pandemia de covid-19, mas a escalada macabra parece ter ressurgido no país, que não faz nem dez anos que saiu de uma guerra civil.

Nenhuma investigação oficial foi aberta e nenhuma prisão foi feita pelos assassinatos de Hisham al Hashemi, Tahsin al Shahmani e Riham Yaaqub. Nem sequer foram dadas pistas sobre os autores.

Mas as ameaças, no entanto, são cada vez menos escondidas. A maioria dos ativistas sequestrados ou que sobreviveram às tentativas de assassinato afirmam que receberam ameaças, por telefone ou nas redes sociais, de "milícias".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação