Alemanha multará quem não usar máscara e limitará grupos para frear a pandemia

A multa para quem não usar máscara nas regiões obrigatórias será de pelo menos 50 euros (60 dólares)

Agência France-Presse
postado em 27/08/2020 08:36
 (crédito: François WALSCHAERTS / AFP)
(crédito: François WALSCHAERTS / AFP)

Berlim, Alemanha - A Alemanha vai aumentar as restrições para frear a pandemia do coronavírus, com a aplicação de multas a quem não usar máscara e a limitação do número de pessoas que podem participar em uma reunião, segundo um projeto de acordo entre regiões e governo ao qual a AFP teve acesso.

Além disso, as autoridades pretendem reforçar os controles para garantir que as quarentenas estão sendo cumpridas e também aplicarão multas caso isto não aconteça, de acordo com o texto negociado pelo governo da chanceler Angela Merkel e as 16 regiões alemãs.

Segundo o projeto, o governo limitará a 25 o número de pessoas autorizadas a reuniões em atos privados. A multa para quem não usar máscara nas regiões obrigatórias será de pelo menos 50 euros (60 dólares).

Embora a propagação do vírus seja atualmente inferior ao pico registrado em março e abril, as autoridades destacam que "nas últimas semanas o número de infecções voltou a aumentar". O país registra quase 1.500 novos casos diários, o maior nível desde o fim de abril. O recorde foi registrado no início daquele mês, com 6.000 infecções em 24 horas.

"Os alojamentos coletivos, os atos públicos, as celebrações e a mobilidade relacionada com as férias são particularmente propícias para a propagação do vírus", afirma o projeto, antes de apontar que "o aumento nos meses de verão deve ser levado a sério".

A Alemanha, que espera um aumento adicional nos meses de outono e inverno, prolongará até o fim do ano a proibição de público nos estádios, espaços culturais e festivais, segundo o projeto.

Algumas exceções serão admitidas nas regiões com taxa de infecção reduzida em pelo menos uma semana e "caso as autoridades consigam garantir que os participantes procedem exclusivamente desta região ou das regiões vizinhas" com a propagação do vírus também contida, segundo o texto.

A Alemanha registra até esta quinta-feira 237.936 casos (+1.507 nas últimas 24 horas) de covid-19 e 9.285 mortes (+5), segundo o Instituto Robert Koch.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação